A pesquisa é uma iniciativa inédita no CRN-2
A pesquisa de opinião teve por objetivo conhecer o perfil dos nutricionistas do RS e o nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelo Conselho.
Proposta de campanha da gestão 2019-2022, a inicativa foi desenvolvida por empresa contratada, sendo as entrevistas realizadas por telefone, no mês de dezembro de 2021.
A amostra representativa foi de 1.200 nutricionistas, distribuídas por quotas proporcionais ao perfil do universo (Coordenadorias Regionais de Saúde - CRS) ajustadas ao número de profissionais por região.
As etapas da pesquisa contemplaram:
Perfil do público entrevistado
A grande maioria é composta por público feminino com idade entre 25 e 34 anos, e com renda média de 4 a 10 salários mínimos (R$ 4.180,01 a R$ 10.450,00 - Classe C).
Entre os entrevistados, 61,2% tem de 1 a 5 anos de formação e 52,5% se formou em instituição pública. A maioria do público, 57%, tem alguma especialização e 16,7% possui mestrado.
As áreas de atuação (Resolução CFN nº 600/2018), que mais absorvem os profissionais são Alimentação Coletiva (38,2%), seguida de Nutrição Clínica (35,8%) e Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos (15,7%).
Os locais onde exercem atividades das áreas de atuação são:
A carga horária de trabalho em sua maioria (77%) é de 40 horas semanais, seguido de 44 horas (11,5%),
Serviços prestados pelo CRN-2
De forma geral, o trabalho desenvolvido pelo CRN-2 teve nível de satisfação muito positivo, mostrado como bom (64,2%) e ótimo (18,3%).
No Setor Administrativo/Financeiro, com relação ao atendimento, geração de boletos e negociação, também teve avaliação na maioria como bom e ótimo (98%). Observou-se que 59% nunca utilizou o serviço de negociação.
No Setor de Fiscalização, serviço essencial para o CRN-2, 59,7% entende como bom e 15,2% como ótimo. Quanto ao atendimento recebido durante a solicitação de RT, 20,8% considerou ótimo e 64,8% bom. O tempo para deferimento de RT foi avaliado como bom por 51,8% e 22,5% como regular, o que pode ser explicado devido aos prazos impostos pelas resoluções e retornos dos profissionais às adequações solicitadas.
Sobre denúncias, a maioria nunca utilizou este canal e dos que usaram 71,6% tiveram retorno. Observação: os que não tiveram retorno, possivelmente, a denúncia foi anônima, ou seja, sem identificação do denunciante. As visitas fiscais são consideradas por quase a totalidade do público (99,8%) como muito importante e importante.
O Setor de Comunicação, no que se refere às mídias do CRN-2 (newsletter, redes sociais, site, revista online, atendimento telefone/email) teve sua aprovação em aproximadamente 88% do público (considerando bom e ótimo). Da mesma forma, com relação aos eventos e campanhas orientativas, desenvolvidas pelo CRN-2 e/ou sistema CFN/CRN, a maioria considera bom e ótimo (aproximadamente 81% do público).