O CRN-2 tem, há vários anos, dedicado espaços de destaque para ações de apoio, proteção e promoção da amamentação. Em 2022, o Conselho promoveu a campanha “Doar leite materno é doar vida” e seguiu apoiando os Seminários Estaduais da Semana Mundial da Amamentação e da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.
Dar visibilidade a este tema se tornou prioridade para o Conselho, que segue a diretriz da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action), que destaca que o leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança, além de prevenir infecções. A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (tradução da WABA) promove, anualmente, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (World Breastfeeding Week).
A campanha de 2022, que teve como tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, reforçou a amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar da família.
Semana Estadual da Amamentação 2022
As palestras foram transmitidas pelo canal do Youtube do CRN-2. Para conferir, acesse AQUI.
Campanha de doação de leite materno
Ainda no ano de 2022, o CRN-2 promoveu a campanha “Doar leite materno é doar vida”, convidando os Bancos de Leite Humano (BLH) do Rio Grande do Sul para serem protagonistas da iniciativa.
Os Bancos de Leite Humano prestam assistência às mães e aos bebês durante o processo de amamentação e realizam, ainda, atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães saudáveis.
A ação voluntária de mães nutrizes salva muitas vidas de recém-nascidos. Mas o gesto não supre toda a necessidade para manter um estoque dos Bancos de Leite Humano no RS em condições de atender a demanda dos bebês internados nas UTIs municipais e outros recém-nascidos.
Por isso, o CRN-2 realizou uma campanha nas redes sociais divulgando o trabalho dos BLH com explicações sobre todo o processo de doação, higiene, coleta, beneficiados. Levar informação é sempre muito importante, porque desperta nas pessoas a conexão com o tema e sua relevância.
A campanha procurou sensibilizar as mães sobre a importância de doar leite durante todo o ano e não apenas no mês de agosto. Um grande gesto de doar um pouquinho pode salvar a vida de muitos bebês recém-nascidos.