Seminário Temático do CRN-2 é destaque na Semana da Alimentação

Data de Publicação: 16 de junho de 2023


Os debates sobre sistemas alimentares saudáveis, desde a produção até o consumo, marcaram a Semana da Alimentação RS 2022

A celebração ao Dia Mundial da Alimentação, instituído em 16 de outubro, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), acontece em todo o estado do Rio Grande do Sul. Entre as ações destaca-se o lançamento, a abertura, que ocorreu durante o X Seminário Temático do CRN-2, e a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional.

As atividades são promovidas há 20 anos pelo CRN-2; pelo Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Fesans-RS), instituição que coordenou a Semana em 2022; pelo Governo do Estado do RS; pela Associação Riograndense de Empreendimentos e Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar); e pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do RS (Consea-RS).

Na edição de 2022 da Semana da Alimentação do RS, o objetivo foi discutir o sistema alimentar atual e quais os seus impactos na insegurança alimentar que vivemos, promovendo o debate para buscar alternativas viáveis e sustentáveis para a sociedade e o meio ambiente.

 

Com a flexibilização dos protocolos de segurança em função da Pandemia de Covid-19, a maioria das atividades da semana voltou a ser presencial.

Feira Ecológica sedia lançamento das atividades 

A Feira Ecológica do Bom Fim acolheu, no dia 24 de setembro (sábado), o lançamento da 20ª Semana da Alimentação RS.

 

Os promotores realizaram uma atividade educativa, doando mudas de temperos para sensibilizar o público para a temática e a importância de todo o sistema alimentar, que envolve os processos relacionados à alimentação - desde a produção, o processamento e a distribuição de um alimento, até sua preparação e consumo. 

As mudas serviram como ferramenta para mostrar como é possível implementar hortas residenciais, que podem iniciar pelos temperos, em pequenos espaços ou vasos. Também, foram distribuídos marcadores de livros, contendo o QR Code da programação da Semana da Alimentação.

 

Também aconteceram orientações que contribuíram para sinalizar o quanto é fundamental o papel do nutricionista quando o assunto é alimentação saudável e adequada. Salientou-se, ainda, a importância do uso de temperos nas preparações, favorecendo a redução do consumo de sal pela população.

Seminário temático do CRN-2 abre a programação

Os representantes das instituições promotoras da Semana realizaram a cerimônia de abertura, destacando a importância de haver ações de todos – indivíduos, instituições e governos – para que o sistema alimentar seja mais justo e que o combate à fome se transforme em uma meta de todos. 

Integraram este momento, a representante do Fesans-RS Eliane Brochet; a então secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Márcia de La Torre, representando o Governo do RS; a presidente do CRN-2, Magda Ambros Cammerer; o diretor técnico Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri; e o presidente Consea-RS, Juliano Ferreira de Sá. Também prestigiaram o evento, o Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, José Augusto Zaniratti, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e a coordenadora do Curso de Nutrição do IPA, Desire Stolte.

Na sequência, sob a coordenação da presidente do CRN-2, Magda Cammerer, foi realizada a abertura do “X Seminário Temático do CRN-2: Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo”.

Compuseram a mesa, também, a representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Ivete Barbisan, e a Coordenadora Acadêmica e Administrativa professora Neusa Ballardin Monser, representando da Instituição Metodista IPA, que apoiou o evento com a cessão da estrutura. A iniciativa contou com a participação de 80 pessoas.

As atividades realizadas procuram oportunizar uma reflexão sobre o contexto político, social e econômico da atualidade. Também visaram aprofundar debates sobre o aumento das situações de insegurança alimentar e nutricional, agravadas em decorrência da pandemia, bem como estratégias e ações integradas no enfrentamento a esse cenário.

Nutricionistas, chefs de cozinha e professoras de ciências sociais e de comunicação social apresentaram, durante o seminário temático do CRN-2, uma seleção de conteúdos referentes aos sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo.

 

Abordagem sobre Sistemas Alimentares Saudáveis

Um sistema alimentar sustentável é aquele que oferece segurança alimentar e nutricional para todos os envolvidos na cadeia do consumo: produtores, distribuidores, consumidores e, muito importante, o meio ambiente. Este foi o panorama analisado e debatido durante todo o dia 11 de outubro, em uma abordagem multidisciplinar.

O dia foi marcado pelo compartilhamento de muito conteúdo e novidades, começando, pela manhã, com a mesa-redonda “Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo”, tema apresentado pela professora da UFRGS nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) Cátia Grisa, doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS).

O tema seguinte foi “Marketing na comercialização de alimentos industrializados e de alimentos saudáveis”, ministrado pela Professora UFRGS - Fabico, Mariângela Toaldo, doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e pós-doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Federal do Pará. Ela é membro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A mesa teve a mediação da presidente da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Lisete Griebeler Souza.

Nova rotulagem, vegetarianismo e cozinha da natureza

 “O impacto da nova rotulagem nutricional na indústria e na saúde da população” abriu as palestras do período da tarde. O tema foi desenvolvido pela conselheira do CRN-2 e professora do Departamento de Nutrição da UFRGS, nutricionista Ana Lúcia Serafim, que é mestre e doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos.

Após este momento, a nutricionista Cristiane Parizzotti ministrou a palestra sobre “Alimentação vegetariana sustentável e descomplicada”, mestre em Ciências Médicas na área de neurociências pela UFRGS, possui aprimoramento Interdisciplinar em Transtornos Alimentares pelo Ambulim - Faculdade de Medicina da USP.

Fechando a programação do X Seminário, o Chef Rodrigo Bellora falou sobre Produção local e gastronomia. Rodrigo, agricultor e pesquisador, é o idealizador do conceito “cozinha de natureza” como forma de pensar a gastronomia. Ele é formado em Turismo e em Gastronomia, é proprietário de restaurantes na serra gaúcha e tem atuação em consultorias em redes de hotéis.

Os participantes colaboraram com, aproximadamente, 90 quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados para o Mesa Brasil, do Sesi/RS.

A programação foi finalizada com uma confraternização com todos os participantes. Seguindo o princípio do X Seminário, foram servidos alimentos com base da agricultura familiar, orgânicos e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC).

O Seminário está disponível em nosso canal no YouTube:
- Manhã: AQUI
- Tarde: AQUI

Praça de Segurança Alimentar e Nutricional

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi celebrado em um domingo, com a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A tradicional iniciativa aconteceu no Parque da Redenção (Farroupilha) e reuniu promotores e apoiadores do evento e, também, marcou o encerramento das atividades da Semana da Alimentação. 

O CRN-2 divulgou a atuação do nutricionista, nas diferentes áreas e segmentos, desde a produção até o consumo de alimentos, assim como o seu papel para a segurança alimentar.