Data: 15 de fevereiro de 2023 (quarta-feira)                                                    Reunião Plenária Ordinária– 1054ª   

Reunião realizada de forma híbrida.

Horário:  início 19h e encerramento às 22:15h

 

Presentes na reunião os Conselheiros Efetivos:, Ana Lice Bernardi, Ana Lúcia Serafim, Ana Luiza Scarparo, Bianca Ines Etges, Ivete Regina Ciconet Dornelles, Magda A. Cammerer, Rosmeri K. Lazzaretti, Sandra Mari Barbiero, Claudia Machado Tansini (assumindo a titularidade de Kely Szymanski )

Conselheiros Suplentes: Gabriela Rodrigues Bratkowski (on line saiu as 21h), Heloisa Theodoro (online saiu as 21:17),

Ausências Justificadas: Kely Szymanski, Cátia Regina Storck, Jéssica Pinto Polet, Patrícia Fogaça Fernandes, Miriam Nardi, Mariana Belomé da Silva, Natália Dotto Flores.

Aprovação das Atas 1052ª e 1053ª: aprovadas

Aprovação da Pauta 1054ª: aprovada, com inclusão de pauta

Aprovação de Registros:

Nº Protocolo

Razão Social

Nº Registro

Data aprovação

Aprovado por:

813/23

IURI BERNARDI ATAIDE LTDA

8799J

06/02/2023

Coord. de Fiscalização

598/23

JANAINA LIMA INTERVENCAO NUTRICIONAL LTDA

8801J

06/02/2023

Coord. de Fiscalização

5718/21

ALINE CAVALLI

8807J

06/02/2023

Coord. de Fiscalização

603/23

BELLA MARQUES SUPERMERCADO E RESTAURANTE LTDA

8808J

09/02/2023

Coord. de Fiscalização

10701/22

INFINITY CONEXAO EM SAUDE LTDA

8796J

30/01/2023

Coord. de Fiscalização

 

1.Diretoria: 1.1. Assessor Contábil: apresentação da planilha de gastos de 2022: Alexandre traz Resultados financeiros orçamentários em 31/12/2022. O Assessor Contábil disserniu dúvidas em relação a apresentação. Também orientou sobre os benefícios e direito dos funcionários. Encaminhamento: ciente e de acordo 1.2 Anuidade em atraso das nutricionistas: nutricionistas que estão com anuidades em atraso, estão em exercício irregular. Foi mencionada a importância de realizar ações de fiscalização, a fim de verificar se o profissional está atuando e realizar a orientação e esclarecimento sobre a quitação dos débitos, evitando assim o exercício irregular. Encaminhamento: a plenária solicita que a CF inclua esse critério nas visitas fiscais. 1.3.Planejamento Estratégico Situacional (PES): elaboração ou revisão: propor um encontro interno para revisão e reformulação do que for necessário com participação dos conselheiros, coordenadores e funcionários. Encaminhamento: de acordo 1.4. Pesquisa de Clima Organizacional: Foi sugerido contratação de um profissional da psicologia com especialização em Recursos Humanos e Psicologia Organizacional para fazer a avaliação do clima, detectar os problemas, fazer um plano de ação e a sua execução. Encaminhamento: de acordo 1.5. Retirada de parede interna da sala 405: Bianca sugere a retirada da parede de vidro para melhorar o espaço e utilizar mais a sala para reuniões da Com.Ética, bem como retirada de canos no chão da sala. Encaminhamento: de acordo e será solicitado ao Coordenador Administrativo que providencie durante a viagem da Coordenadora Técnica à Brasília, se possivel. 1.6. Dificuldades administrativas: as conselheiras relataram diversas dificuldades administrativas que estão recaindo sobre a Diretoria e coordenadores de comissões e que, na verdade não são atribuições destas. Encaminhamento: Diretoria relata que está repassando estas situações aos coordenadores de setor e fará reunião na próxima semana. 1.7. Apoio aos concursados: concursadas de PoA estão solicitando apoio do CRN-2 nas reuniões. Encaminhamento: o CRN-2 tentará um articulação com a FAMURGS para reforçar a importância do nutricionista na Secretária da Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios. 1.8. Informe: 1.8.1. Participação em GT de revisão de Resolução CFN nº 576. A Presidente informou ao CFN que o CRN-2 está com a proposta de rodízio e valorização dos nutricionistas fiscais, de acordo com a sua produtividade, por isso foram indicados os fiscais Querino e Tessa. Encaminhamento: ciente  1.8.2. Entrega de carteiras profissionais – CI: primeira reunião orientativa, de acordo com o novo projeto, ocorrerá dia 01/03 (data sujeita a alteração); Encaminhamento: de acordo, será pautado na próxima plenária novamente 1.8.3 Suspenção temporário do estagiário da comunicação: por questão legal, o estagiário não pode permanecer no CRN-2 sem supervisão de profissional da área. O funcionário entrou em férias por 15 dias ou atéa contratação do novo Assessor de Comunicação Encaminhamento: ciente 1.8.4 Relatório de Gestão: cada setor está auxiliando na montagem deste relatório que deve ser enviado ao CFN até final de março. Encaminhamento: ciente 1.8.5 Redistribuição das tarefas da Magali e Robert: Magali retorna para as atividades de elaboração de Termo de Referência e revisão final dos contratos. Robert ficará com a elaboração do objeto da licitação, contrato e fiscal de contrato. Os pregoeiros serão: Emerson (Santa Maria), Graciana, Daniela e Henrique. Encaminhamento: ciente 1.8.6 GT Revisão Regimento Interno dos CRNs: a coordenadora técnica foi indicada pelo CRN-2 para fazer parte. Encaminhamento: ciente 1.9 Outros assuntos: foi colocado que a ausência frequente de conselheiras titulares está sobrecarregando os conselheiros presentes nas comissões e representatividades do CRN-2. Verificar a possibilidade de troca de titularidade. Encaminhamento: será rediscutido na próxima plenária

2. Comissões  2.1. Comissão de Tomada de Contas: Aprovação dos documentos Contábeis referentes a dezembro/2022: Receita total corrente arrecadada R$ 4.216.819,88; receita corrente arrecadada no mês de dezembro R$ 307.229,88, representando 99,33% da previsão orçamentária. Despesa corrente total realizada R$ 3.998.536,17, despesa corrente realizada no mês de dezembro R$ 818.345,62, representando 94,19% da previsão orçamentária; superávit orçamentário do exercício de 2022, R$ 207.959,03. Despesa de capital realizada no exercício R$ 426.242,74; PCLD do exercício, R$ 1.563.688,34, represnetando um aumento de 8,81% comparando com 2021. Déficit patrimonial de R$ 207.959,03. Encaminhamento: aprovado  2.2. Comissão de Comunicação: 2.2.1 Retorno sobre contratação da Assessoria de Comunicação: Recebidos 19 currículos. após analise da comissão 2 candidatas foram pré selecionadas para a segunda etapa de peça de comunicação. 2.2.2. Trâmites administrativos: Ccom não conseguiu informar salário e benefícios para as candidatas, aguardando retorno do administrativo. 2.2.3 Próximos passos: nova entrevista, com a presença da diretoria será agendada para a sexta-feira 17-02-23. 2.2.4 Encontro da comunicação em Brasilia dia 15/03: será presencial e a conselheira Patricia irá representar o CRN-2  Encaminhamento: ciente  2.3. Comissão de Ética: 2.3.1 Capacitação interna sobre o código de ética e de conduta. Definir data e se será evento único ou em conjunto (fiscais e todos os conselheiros). A sugestão da Comissão de Ética é a data de 23/03 das 8:30 às 12:30. Encaminhamento: de acordo 2.3.2 Plenária de julgamento de 2 processos éticos: agendar data para abril 26/04 às 16 e 17hs, com a presença das relatoras Nathalia e Gabriela. Encaminhamento: ciente  2.3.3  I Seminário da Ética da Região Sul: Data provável 18 e 19 de maio de 2023 com a coordenação do CRN-2 Encaminhamento: ciente 2.4. Comissão de Fiscalização: relatará na próxima reunião

Nada mais havendo a constar, eu, Sandra Mari Barbiero, Secretária, encerro a presente ata que será por todos os presentes assinada.

Ana Lice Bernardi

Ana Lúcia Serafim

Ana Luiza Scarparo

Bianca Edges

Ivete Regina Ciconet Dornelles

Magda A. Cammerer

Rosmeri K. Lazzaretti

Sandra M.Barbiero

 

Claudia Machado Tansini

Gabriela Rodrigues Bratkowski

Heloisa Theodoro