Data:  28  de fevereiro de 2024                                            Reunião Plenária Ordinária– 1083ª   

Reunião realizada de forma híbrida.

Horário:  início 14h e encerramento às 17h30

Presentes na reunião os Conselheiros Efetivos: Ana Lice Bernardi, Ana Luiza Scarparo, Ivete Regina Ciconet Dornelles, Magda A. Cammerer, Rosmeri K. Lazzaretti, Sandra Mari Barbiero, Claudia Machado Tansini, Ana Lúcia Serafim, Bianca Ines Etges (on line – saída 17h25).

 

Convidados para o ponto 1.1: Coordenadoras dos setores (Heloísa M. Conrad, Magali Krindges, Fernanda Fiorenza, Maiele Bianchini – manteve-se no assunto da fiscalização )

 

Suplentes Convocados: Coordenadora da licitação Miriam Nardi

 

Aprovação das Atas 1073ª, 1074ª, 1082ª: 1073ª, 1074ª aprovadas.  1082ª próxima plenária

Aprovação da Pauta 1083ª: aprovada

Aprovação de Registros:

Nº Protocolo

Razão Social

Nº Registro

Data aprovação

Aprovado por:

254/24

Nutriclinic Assistência Nutricional Ltda.

9183J

05/02/2024

Coordenadora da Fiscalização

1243/24

Toque na Brasa Fabricação de Especiarias Ltda.

9184J

08/02/24

Coordenadora da Fiscalização

724/24

O. Taufer Refeições

9186J

08/02/24

Coordenadora da Fiscalização

821/24

Bruna Endres Luft Ltda.

9188J

08/02/24

Coordenadora da Fiscalização

9498/23

Leandro Demetrio Dias

9189J

05/02/24

Coordenadora da Fiscalização

9390/23

Império Restaurante e Eventos Ltda.

9194J

09/02/24

Coordenadora da Fiscalização

876/24

Mantovani e CIA Ltda.

9206J

16/02/24

Coordenadora da Fiscalização

8169/23

Daniel De Toni Ltda.

9212J

20/02/24

Coordenadora da Fiscalização

1444/24

SulClean Serviços Ltda.

9213J

20/02/24

Coordenadora da Fiscalização

965/24

Elis Angelina Reolon Restaurante Ltda.

9217

22/02/24

Coordenadora da Fiscalização

893/24

MR Restaurante Ltda.

9216

22/02/24

Coordenadora da Fiscalização

 

Cancelamentos e Baixas de Pessoa Jurídica: nada consta.

 

1.    Diretoria:

1.1.  Inclusão de novas atribuições do cargo de assistente específico para o setor administrativo (fala das coordenadoras).

Encaminhamento:  

1.1.1.  As atribuições do novo cargo para o assistente administrativo estão aprovadas e o assistente administrativo pode ser chamado.

1.1.2.  Após aprovação do novo regimento interno trocar o nome da comissão de incineração por comissão permanente de avaliação de documentos.

1.1.3.  A plenária deliberou que o setor financeiro a  partir desta data será reestruturado. Assim sendo, o setor financeiro passará a ser coordenado pela Coordenação Financeiro Contábil que será responsável pelas receitas e despesas do CRN-2, assumindo os funcionários envolvidos nessas atividades. O plano de cargos e salários será reestruturado com estas atividades, condizendo com atividades do cargo de coordenação.

1.1.4.  A atualização e inclusão de atribuições no PCS do cargo de auxiliar administrativo, da secretária  e de todos assistentes administrativos foi aprovada.

1.1.5.  Inclusão de mais um nível de progressão funcional (classe M): reprovado. Ficando estabelecido pelo plenário o limite máximo de progressão de classe L, podendo ser reavaliado pelo plenário a qualquer tempo.

1.1.6.  Proposta de organograma com a nova distribuição dos funcionários do setor de pessoa física coordenados agora pela área técnica: aprovado.

1.2. Conbran: a diretoria irá no dia 20 a tarde, devido a reunião do Fórum dos Presidentes que será no dia 21 durante todo o dia nas instalações do CRN-3, sendo 4 diárias. Caso sejam disponibilizadas inscrições, as conselheiras suplentes serão  questionadas da disponibilidade de ir (sem custeio de passagem e diária). Caso não queiram a sugestão será sortear entre os profissionais com campanha de atualização de cadastro.  Encaminhamento: ciente e de acordo.

1.3. Convite Unisinos Campus Porto Alegre: Formatura no dia 09 de março de 2024, sábado, às 18h no teatro da instituição. Representante do Conselho fará parte da mesa de autoridades e não terá pronunciamento e está dispensado o uso da toga. Certificado de honra ao mérito será entregue, irão formarar-se cinco graduandos. Encaminhamento:  a Conselheira Ivete irá representar o conselho.

1.4. Convite Unisinos Campus São Leopoldo: Formatura no dia 06 de abril de 2024, sábado, às 21h no Anfiteatro da Universidade. Conselheira fará parte da mesa de autoridades e não terá pronunciamento e não usará toga. O certificado de honra ao mérito será entregue, formarão-se dezenove concluintes. Encaminhamento: Verificar a disponibilidade das conselheiras Patrícia e Jéssica. Caso elas não tenham disponibilidade a conselheira Miriam irá.

1.5. Relato do andamento dos Processos de licitação: Impressoras e agência de passagem. Encaminhamento: ciente.

1.6. Inscrições Conbran: verificar rubrica para transposição de valores para pagamento das 10 inscrições de conselheiros que participarão. Comissões que possuem valor para inscrição: ética, formação e comunicação, no valor total de R$ 4.540,00. Inscrição para os 10 conselheiros ficará em R$ 5.130,00, faltando R$ 590,00 para quitação.  Fiscalização tem custo para 8 fiscais (R$ 8.000,00) e foram inscritos somente 6 no valor total de R$ 3.240,00. Encaminhamento: retirar do valor destinado aos eventos da gestão.

2. Comissões:

2.1. Comissão de Tomada de Contas: 2.1.1. Aprovação dos documentos Contábeis referentes a janeiro/2024: Receita total corrente arrecadada até o momento R$ 583.019,83; receita corrente arrecadada no mês de janeiro R$ 583.019,83, representando 10,37% da previsão orçamentária. Despesa corrente total realizada até o momento R$ 340.044,64, despesa corrente realizada no mês de janeiro R$ 340.044,64, representando 6,05% da previsão orçamentária; superávit orçamentário em janeiro, R$ 242.975,19. Sendo que a CTC aprovou com ressalvas, aguarda o PAD relativo a multa do processo do município de Veranópolis. Encaminhamento: aprovado.

2.2. Comissão de Comunicação: apresentação da proposta para o dia 8 de março. Encaminhamento: aprovado.

2.3. Comissão de Ética: nada consta.

2.4. Comissão de Fiscalização:

2.4.1 Dados da fiscalização de 2023: A coordenadora do setor Maiele apresentou os dados da fiscalização do ano de 2023. Sendo que a entrada de documentos protocolados no setor, no Incorp foi de 6.566, sendo 5.870 documentos por demanda espontânea. Foram realizadas 4.436 analises de documentação do setor, 5.332 atendimentos telefônicos, 19.956 e-mail respondidos, 1.588 boletos emitidos (por solicitações de certidões, 1ª anuidade de pessoa jurídica e taxa de inscrição por registro), 1.864 certidões emitidas. Foi mostrado também o mapa das coordenadorias de saúde que são referência nas ações de fiscalização, sendo fiscalizados os municípios referentes a 17 coordenadorias, ficando apenas os municípios da coordenadoria de Palmeiras das Missões sem visita. As coordenadorias cujos municípios foram mais visitados foram Porto Alegre – 1ª (19 munpicipios fiscalizados), Santa Maria – 4ª (23 municípios), Caxias do Sul – 5ª ( 14 municípios). Ao total foram fiscalizados 100 municípios no RS (representando 20% do estado). O PAM previa 1.500 visitas, sendo que foram realizadas 1.141 (76% da previsão). As visitas agendadas foram 320 e as sem agendamento foram 822. Janeiro de 2024 já foram realizadas 105 visitas (sendo que em 2023, no mesmo mês foram 36). A maior parte das visitas fiscais foi diligência (58%), 34% foram de rotina, 6% foram por denúncia e 2% por RVT. Os três principais motivos de visita fiscal foram local sem nutricionista - 419, locais não fiscalizados há mais de 2 anos – 255 e locais que nunca haviam recebido visita fiscal – 237. Os segmentos mais fiscalizados foram: alimentação escolar privada – 413 (36%), ILPI – 263 (23%) e UAN - 234 (20%). O total de gastos anuais para a fiscalização foi de R$ 75.414,55. Em relação as denúncias foram analisadas 148 em 2023, sendo o maior motivo denúncias sobre o exercício ilegal por acadêmicos – 69 e o exercício ilegal da profissão por leigo - 60.  Encaminhamento: Ciente e de acordo. Corrigir a parte que refere-se a diferença de valores de visitas, com explicação sobre as distâncias.

2.4.2. Política da fiscalização 2024: A coordenadora da comissão de fiscalização Ana Luiza apresentou a proposta de visitas fiscais da Política da fiscalização que irá ser posta em prática a partir do dia 1º de Março, incluindo todas atividades do setor de fiscalização. Sendo a meta de visitas fiscais 1.650 anuais.  Encaminhamento: Aprovada a proposta de cronograma mensal.

2.5. Comissão de Formação Profissional: nada consta.

Nada mais havendo a constar, eu, Ana Lúcia Serafim, Secretária, encerro a presente ata que será por todos os presentes assinada.


 

Ana Lice Bernardi

Ana Lúcia Serafim

Ana Luiza Scarparo

Bianca Ines Etges

Claudia Machado Tansini

Ivete Regina Ciconet Dornelles

Magda A. Cammerer

Rosmeri K. Lazzaretti

Sandra Mari Barbiero

Miriam Nardi

 

Heloísa M. Conrad

Magali Krindges

Fernanda Fiorenza

Maiele Bianchini