Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Conselhos debatem a inclusão de profissionais nos Planos de Saúde


Data de Publicação: 22 de julho de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria de Imprensa - CRN-2


conselhos-debatem-a-inclusao-de-profissionais-nos-planos-de-saude

A Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais do RS (Fórum-RS) promoveu, no dia 20 de julho, uma reunião amplida para debater a inclusão de profissões “não-médicas” da área da saúde no segmento da Saúde Suplementar (operadoras de planos de saúde).

Esta ação ocorreu na Defensoria Pública do RS e contou com a participação dos Conselhos de Nutricionistas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia. O grupo foi recepcionado pelo defensor público Enir Madruga. Também compareceu à reunião o representante da Cassi/RS Everton Silva. Na ocasião, o grupo debateu a inserção das categorias de saúde nos planos de saúde, no formato multiprofissional, incluindo os profissionais de nível superior que prestam serviço à assistência suplementar. O maior destaque foi que a prevenção de doenças é o caminho para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Enir Madruga destacou a importância da parceria dos Conselhos com a defensoria pública para a defesa geral da saúde pública da população. O defensor público enfatizou que hoje se trata a consequênciade uma doença e não se combate o que a causou. Ele explicou que Defensoria está tentando mudar esta cultura, “pois as ações estão muito focadas nos tratamentos, exemplo que 80% das solicitações são de medicamentos”. Também mencionou sobre a necessidade de diminuir a judicialização da saúde. “Não se consegue zerar a judicialização, mas precisamos melhorar o atendimento. Precisamos começar a trabalhar em rede para equacionar esta questão” declarou o defensor.

A vice-presidente do CRN-2, Carmem Franco, evidenciou o compromisso dos Conselhos, pois faz parte de suas missões o cuidado amplo da saúde e da defesa da sociedade. A nutricionista lembrou da importância da inclusão dos profissionais não só nos serviços preventivos, mas em todos os âmbitos da saúde, como secundária e terciária..

A presidente do CREF/RS, Carmen Masson, explanou sobre a necessidade do atendimento integral do trabalho multiprofissional e que as profissões se conheçam, respeitando as atividades privativas de cada colega.

O Assessor de Relações Institucionais do CRF, Everton Borges CRF, reforçou a necessidade da revisão da inserção dos profissionais nos serviços de prevenção, pois “conforme estudos atuariais, práticas preventivas diminuem custos com a saúde”.

Após um amplo debate, os representantes dos Conselhos Profissionais definiram a realização de encontros para seguir com a abordagem sobre o tema.  


topo