Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Semana mundial da amamentação 2015


Data de Publicação: 31 de julho de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2


A Declaração do Inocenti (1990) reconheceu que o aleitamento materno é o alimento infantil ideal que contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. A declaração faz um apelo para a criação de um ambiente adequado de sensibilização e apoio e que a ‘Proteção, promoção e apoio’ à amamentação possa contribuir para atingir esse ideal.

A Aliança Mundial para ação em Aleitamento Materno (WABA), uma rede mundial de pessoas e de organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio à amamentação em todo o mundo, instituiu, para 2015, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o tema “Amamentação e trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos!” . A semana acontece de 1 a 7 de agosto. A WABA e seus parceiros visam apoiar mulheres que trabalham nos setores formal e informal para conciliar adequadamente o trabalho com os cuidados à criança, em especial à amamentação.

Este ano, a Semana possui cinco objetivos:

1- Promover o apoio multidimensional de todos os setores para possibilitar as mulheres em todos os lugares a trabalhar e continuar amamentando.

2- Reforçar as ações dos empregadores para que os locais de trabalho tornem amigo da família/pai/mãe/bebê, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.

3- Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção à Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.

4- Fortalecer, facilitar e apresentar práticas de apoio que possibilitem as mulheres que trabalham no setor informal a amamentar.

5- Envolver e formar parceria com grupos e organização chaves, por exemplo, os sindicatos, organizações de Proteção dos Direitos do Trabalhador/da mulher, grupos de mulheres e grupos de jovens, para proteger os direitos da amamentação das mulheres pelos locais de trabalho.


topo