Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Direito às mulheres de trabalhar e continuar amamentando é tema de seminário


Data de Publicação: 5 de agosto de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria de Imprensa - CRN-2


direito-as-mulheres-de-trabalhar-e-continuar-amamentando-e-tema-de-seminario

O VII Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e o II Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil – 2015 foi realizado no dia 05 de agosto, no auditório Ministério Público Estadual. 

O direito às mulheres de trabalhar e continuar amamentando foi tema do evento promovido pela Secretaria Estadual da Saúde do RS. A atividade está dentro da Semana Mundial da Amamentação, que acontece de 1 a 7 de agosto. O debate ficou centrado na recomendação para que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade e que se siga com a prática até os dois anos. 

O encontro reuniu centenas de pessoas no auditório do Ministério Público em Porto Alegre. A mesa de abertura do seminário contou com a participação de diversas autoridades, entre estas a primeira dama do Estado, Maria Helena Sartori, e o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. O Conselho Regional de Nutricionistas também integrou a abertura da atividade,  com representação da conselheira Ana Lice Bernardi (foto acima, primeira  à esquerda). Participaram da iniciativa, profissionais que trabalham em unidades básicas de saúde, estratégias de saúde da família, hospitais, no meio acadêmico, entre outros. 

Na parte da manhã, foram destacados os temas: Direito de Amamentar “Amamentação sobre o olhar do Direito”, com a participação dos palestrantes Ana Paula Carvalho de Medeiros; Procuradora Federal, Rogério Uzun Fleischmann; Procurados do Ministério Público do Trabalho, Ana Fazenda Nunes; Juíza do Trabalho, Lísia Mostardeiro; Defensora Pública, Amamentação e Trabalho – é possível conciliar, com a palestrante a enfermeira Lílian Espírito Santo. Também aconteceu o Relato de Experiências em Salas de Apoio à Amamentação de instituições hospitalares e outras, com a participação de nutricionistas e outros profissionais da área da saúde que atuam nestes espaços.

Na parte da tarde, a Unidade Básica de Saúde da Restinga recebeu o Certificado Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Aconteceram também as palestras "Bebês – Os Primeiros 1000 dias valem uma vida", ministrada pela nutricionista Márcia Regina Vitolo, e "Guia Alimentar", com participação da nutricionista Maisa Beltrame Pedroso. 


03.jpg
Novo Projeto.jpg

topo