Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Sexta Básica destacou Guia Alimentar


Data de Publicação: 1 de setembro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2


sexta-basica-destacou-guia-alimentar

O Guia Alimentar para a população brasileira foi o tema da Sexta Básica que ocorreu no dia 28 de agosto. A teleconferência contou com a palestra da nutricionista Lovaine Rodrigues que destacou as principais características e melhorias da publicação. A conselheira do CRN-2, Rosângela Lengler, foi mediadora desta edição. Rosângela iniciou a atividade parabenizando os nutricionistas pelo dia 31 de agosto. Ela ressaltou as ações do CRN-2 para marcar o dia do nutricionista e convidou os participantes para a palestra "Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades”, marcada para, o dia 2 de setembro, no IPA.

A nutricionista Lovaine Rodrigues é professora da Unisinos, na graduação do curso de nutrição e na residência em Saúde Mental. Especialista em Alimentação Infantil pela Unifesp, possui mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS e é doutoranda em Ciência da Saúde pela UFCSPA. A nutricionista informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, os guias são instrumentos oficiais que definem as diretrizes alimentares a serem utilizadas na orientação de escolhas de alimentos mais saudáveis.

Lovaine explicou o processo de revisão do Guia, das oficinas técnicas para consulta pública e sua consolidação até o lançamento do novo guia em novembro de 2014. Ela  destacou o que é exposto em cada um dos cinco capítulos da publicação. No primeiro, é abordado que a alimentação não é apenas a ingestão de nutrientes, mas tem relação com o pertencimento social das pessoas e com o prazer propiciado pela alimentação.

O segundo capítulo fala da escolha dos alimentos, sua classificação quanto ao grau de processamento. Lovaine destacou a importância de consumir alimentos in natura ou minimamente processados, a alimentos ultraprocessados. O terceiro descreve os principais grupos de alimentos que fazem parte da alimentação brasileira, as variedades existentes em cada grupo, principais usos culinários, formas de preparo e propriedades nutricionais.

O quarto capítulo refere-se ao ato de comer e comensalidade. Elareforçou a importância de comer com regularidade e com atenção, em ambientes apropriados e em companhia. No quinto capítulo, a palestrante ressaltou sobre a quantidade de informações sobre alimentação e saúde, "mas poucas são de fontes confiáveis”. Salientou que é preciso superar obstáculos como a publicidade de alimentos ultraprocessados, que domina os anúncios comerciais de alimentos. A nutricionista apresentou os "dez passos para uma alimentação adequada e saudável”, salientando que estes são uma síntese das orientações apresentadas no guia.

Por fim, a nutricionista enfatizou que "o grande objetivo do Guia Alimentar é interromper ou reverter o quadro ascendente de obesidade e outras doenças crônicas, além de prevenir as deficiências nutricionais e estimular melhorias contínuas no Sistema Alimentar, assim como na oferta e uso de alimentos mais saudáveis”.

A palestra, uma promoção do CRN-2 e do SESI-RS, foi retransmitida de Porto Alegre para o telecentro de Caxias do Sul.

 

Sexta Básica de setembro

O próximo tema da Sexta Básica terá como ênfase a saúde do idoso. 


001 (1).jpg
1920201092015052725.jpg

topo