Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Palestra Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades


Data de Publicação: 3 de setembro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2
Fotos: CREF
Fonte: CREF


palestra-nutricao-e-atividade-fisica-mitos-e-verdades

Uma plateia, composta por mais de 200 pessoas, prestigiou o evento Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades, no dia 2 de setembro, no auditório do Centro Universitário Metodista IPA. A atividade fez parte das comemorações do Dia do Nutricionista e do profissional de Educação Física. A programação, realizada pelo CRN-2 juntamente com o Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS) e com o apoio do IPA, contou com palestras da nutricionista Lenice Zarth Carvalho e da profissional de educação física Luciane Citadin.

Atuação conjunta

A abertura do evento contou com a participação das presidentes do CRN-2, Luciana Maneguetti, e do CREF2/RS, Carmen Masson, e dos representantes do IPA, coordenadores dos cursos de Nutrição, Magda Camerer, e de Educação Física, João Francisco Pereira Neto.

A presidente do CREF2/RS ressaltou que as duas profissões (focos do evento) trabalham com a saúde, com ênfase na prevenção, enquanto as outras trabalham com a doença já instalada" A atividade física e dieta são uma grande solução para muitos males, destacou. Carmen Masson também disse que se faz necessário a quebra de paradigmas e a busca de discussões interdisciplinares contínuas, como este evento realizado conjuntamente.

Luciana Meneguetti alertou sobre os altos índices de obesidade e sobrepeso em crianças e adultos no Brasil e os riscos das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como doença cardíaca, acidente vascular encefálico (AVE), diabetes, e certos tipos de câncer, que crescem consideravelmente com o aumento de peso. A presidente do CRN-2 lembrou que, entre as causas para estes aumentos, destacam-se os hábitos alimentares incorretos e o sedentarismo, “situações diretamente ligadas aos profissionais presentes ao evento”. Ela evidenciou que a atuação conjunta do nutricionista e do profissional de educação física, tem uma importância fundamental para a mudança deste cenário.

Os coordenadores dos cursos, Magda e João Francisco, parabenizaram o público presente; composto por nutricionistas, profissionais de educação física e estudantes; pelas datas comemorativas e elogiaram a iniciativa do evento.

 

Avaliação e Prescrição em Nutrição Esportiva

A importância da avaliação criteriosa das diferenças dos indivíduos e das atividades físicas desempenhadas por eles foi destacada pela nutricionista Lenice Zarth Carvalho na palestra Avaliação e Prescrição em Nutrição Esportiva (mitos ou verdades). Ela observou que para a prescrição de uma dieta personalizada é necessária a análise de diversos fatores como: se a pessoa é esportista ou atleta; a idade, se é saudável, se tem patologias ou necessidade de alterar composição corporal, qual o tipo de treino.

Segundo a nutricionista, o brasileiro ingere cerca de cinco quilos de agrotóxicos anualmente no Brasil. “As pessoas muitas vezes têm apenas a opção do alimento envenenado”, frisou, acrescentando que a Nutrição tem papel fundamental na proposição de novas formas de alimentação à população.  

A palestrante relatou sua preocupação quanto às dietas da moda, nas quais “todo mundo tem que tomar whey protein, todo mundo tem que comer chia, todo mundo tem que comer linhaça”. O nutricionista, segundo ela, estuda para dar assistência nutricional personalizada aos indivíduos e não seguir dietas padronizadas. “Não existe exercício bom para todo mundo, não existe cardápio igual para todo mundo. Será que a gente não dá proteína demais para aquele que não gasta? E suplemento demais para indivíduo que não precisa?”

Lenice destacou que uma avaliação em nutrição esportiva precisa considerar a estrutura corporal, exames laboratoriais, sinais e sintomas, inquérito familiar e quais as atividades diárias e físicas do indivíduo.

Outra inquietação da nutricionista é quanto ao conhecimento da composição dos alimentos pelos profissionais. “Sabem quanto de proteína tem no whey protein, mas não quanto tem em um ovo; sabem que o whey, de marca tal, tem glutamina, mas não sabem qual alimento contém o aminoácido” alerta a palestrante.

Ela apresentou alguns casos de pessoas com diferentes estilos de vida, exemplificando as necessidades de cada uma delas. Um destes casos serviu como base para um alerta da palestrante sobre os perigos de indicações de leigos que podem comprometer a saúde de indivíduos sadios.

 

Sedentarismo x exercício físico

Em sua palestra, a profissional de Educação Física Luciane Citadin ressaltou que atualmente o sedentarismo é o grande concorrente do exercício físico. Como uma forma de incentivo à prática de atividade física, ela salientou a contínua criação de modalidades de exercícios que praticamente adequam-se a todas as demandas e particularidades. “Temos o exemplo do Ballet Fitness, criado por uma bailarina que se lesionou e queria continuar praticando exercícios próximos da dança”. 
 
Luciane explicou que não há exercício contraindicado, mas pessoas com limitações ou proibições para a atividade definida. “Não somos contra nenhum tipo de atividade física, mas zelamos para que sempre haja a orientação do profissional habilitado”. Ela acrescentou que a segurança dos exercícios, por vezes, não depende apenas da orientação, mas também deriva de ambientes que não propiciem acidentes. “Atropelamentos, quedas de aparelhos, mesmo assaltos no entorno das academias devem ser avaliados. Academias não faltam, o importante é escolher bem o local e praticar atividade física regularmente”, enfatizou. 

 

Lançamento do folder de atuação conjunta

A coordenadora Técnica do CRN-2, Fernanda Fiorenza (CRN-2 6403), e a coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR), Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS ) relataram a parceria dos dois Conselhos quanto à fiscalização conjunta em academias e locais similares. Na ocasião, foi lançado o folder “Profissional de Educação Física e Nutricionista em academias”, com dicas sobre a atuação dos profissionais e informações sobre suplementos alimentares e esteroides anabolizantes.

Ao final das palestras, aconteceu o debate, mediado pela vice-presidente do CRN-2, Carmem Franco. Após o debate, os participantes comemoraram as datas com um momento festivo.


01 (1).jpg
05 (1).jpg
04 (1).jpg
03.jpg
02 (1).jpg

topo