Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Indígenas participam de debate sobre alimentação saudável


Data de Publicação: 29 de outubro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2
Fotos: CFN
Fonte: CFN


indigenas-participam-de-debate-sobre-alimentacao-saudavel

Cerca de 60 representantes de comunidades indígenas de todo o país estarão reunidos na próxima semana durante a 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília. Antes da abertura oficial, será realizado um pré-encontro, nos dias 2 e 3 de novembro, direcionado aos povos indígenas. A demarcação de terras, a produção de alimentos e o novo marco legal da biodiversidade são alguns dos temas que estarão em debate.

Os últimos dados oficiais sobre a segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas foram divulgados em 2010 pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os resultados 1º Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas alertaram o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para a necessidade de um debate mais aprofundado sobre os hábitos alimentares e garantia de direitos desses povos. Os números mostraram 32,7% das mulheres indígenas grávidas com anemia, reflexo da falta de uma alimentação adequada.

De acordo com o Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro e Geográfico (IBGE) em 2010, 896.900 mil indígenas vivem no território brasileiro. A pesquisa também identificou 305 etnias diferentes. Do total de indígenas no Brasil, 36,2% residiam na área urbana e 63,8% na zona rural.

 

5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

“Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” é o lema da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). De 3 a 6 de novembro, cerca de 2 mil representantes de todos os estados e do Distrito Federal estarão reunidos para discutir avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, o alcance das políticas públicas na garantia do direito humano à alimentação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

 

Serviço

Povos indígenas na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Dias: 2 e 3 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: 14h às 19h (terça)/ 8h30 às 12h (quarta)
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)


topo