Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Rotulagem foi tema da Sexta Básica


Data de Publicação: 30 de outubro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2


rotulagem-foi-tema-da-sexta-basica

As maneiras de desvendar os rótulos dos alimentos e fazer escolhas mais saudáveis foram destaques na edição de outubro da Sexta Básica. A teleconferência, realizada no dia 30 de outubro, contou com palestra das nutricionistas Carolina Grehs e Samantha Peixoto Silva. A mediadora desta edição foi a presidente do CRN-2, Luciana Meneghetti.

Carolina Silva Grehs possui pós-graduação em Gestão em Segurança de Alimentos e atua como responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Santo Antônio da Patrulha. Samantha Peixoto Silva possui especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho, mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFCSPA e atua com atendimento nutricional em consultório.

As nutricionistas utilizaram uma pesquisa realizada pelo IDEC em 2013, com mulheres, sobre a frequência da leitura de rótulos. Alertaram que o resultado foi de que a metade das entrevistadas apenas "às vezes” lia os rótulos. As nutricionistas explicaram que, segundo a RDC nº 360/2003, da ANVISA, rotulagem nutricional é  toda a descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento”. Elas esclareceram sobre a rotulagem obrigatória, que apresenta o que deve ser descrito no rótulo de produtos, como o valor de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. E rotulagem opcional, como açúcares, sacarose, gorduras monoinsaturadas, gordura poliinsaturadas e colesterol. Samantha e Carolina também apresentaram a lista de produtos isentos de rotulagem.

Elas esclareceram que, segundo a RDC nº 54/2012, produtos ricos em fibras devem conter, no mínimo, 5 g de fibra alimentar por porção, enquanto produtos fonte de fibras devem apresentar, no mínimo, 2,5 g de fibra alimentar por porção. Samantha e Carolina comentaram, ainda, sobre a quantidade de sódio nos alimentos, a ordem correta que os ingredientes devem aparecer nos rótulos, os pães que realmente são integrais, os diferentes açúcares, aditivos.

A palestra, uma promoção do CRN-2 e do SESI-RS, foi retransmitida de Porto Alegre para o telecentro de Caxias do Sul.


Novo Projeto (1).jpg
2.jpg

topo