Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Seminário discute construção do Novo Código de Ética


Data de Publicação: 23 de novembro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2
Fonte: CFN


A categoria participa, de maneira cada vez mais ativa, das discussões sobre ética, formação e exercício profissional. O conselho realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro, em Brasília, o II Seminário Nacional das Comissões Especiais do Código de Ética dos Nutricionistas do Sistema CFN/CRN. O objetivo é analisar a primeira versão do novo documento, que deve substituir a Resolução CFN nº 334/2004 e alterações atualmente em vigor. Até o momento, o número de contribuições enviadas ao conselho para compor o teor do novo código chega a quase 5 mil.

Para a construção dessa proposta, o conselho promoveu, por meio do seu portal na internet, duas consultas coletivas à categoria via SurveyMonkey, software de pesquisa online. A última terminou no dia 30 de agosto e reuniu cerca de 5.600 formulários adequadamente preenchidos sobre a seguinte proposição: quais os dez valores necessários para alcançar o perfil do nutricionista que queremos? De acordo com as respostas recebidas, os dez valores mais citados pelos nutricionistas são: responsabilidade, promoção da saúde, competência, compromisso, respeito, honestidade, educação permanente, autonomia, transparência e dignidade humana. Eles estão relacionados aos ideais coletivos, individuais e de competência profissional de quem participou.

A primeira consulta à categoria reuniu cerca de 2 mil questionários para validação e teve como finalidade avaliar o perfil do nutricionista que temos e o perfil do nutricionista que queremos. Com base nelas, desde o início do ano passado, a Comissão Especial do Código de Ética dos Nutricionistas (Cecet/CFN), formada por colaboradores e conselheiros representantes do sistema, realiza reuniões para rever e aprimorar o conteúdo do código. A nova edição deve estar pronta para ser publicada no primeiro semestre de 2017.

Compartilhamento – Além das consultas pela internet, 941 nutricionistas estiveram presentes, no decorrer deste ano, em 34 fóruns regionais, promovidos pelas Cecets dos CRN, para debater questões que envolvem dilemas e condutas éticas, com foco na realidade local, no dia a dia da profissão e nas possíveis soluções. A ideia é que os Regionais reforcem permanentemente a discussão nos estados e municípios para que todos possam contribuir dentro de uma proposta de construção compartilhada.

Após o II Seminário com as Cecets regionais, o CFN prevê, para o ano que vem, a promoção de mais uma consulta pública nacional a fim de ouvir, pela internet, a opinião da categoria, de especialistas, da sociedade e de entidades representativas de classe para compor o documento. Só depois dessa consulta é que a nova edição do Código de Ética dos Nutricionistas deve ser finalizada.


topo