Conbran 2018 reúne quase 4 mil nutricionistas e acadêmicos com Brasília
Data de Publicação: 27 de abril de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Aconteceu em Brasília, entre os dias 19 e 21 de abril, a 25ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). No evento, que reuniu aproximadamente 4 mil nutricionistas e estudantes de todo o Brasil, foram realizadas palestras abordando variados temas, como nutrição clínica, alimentação coletiva, nutrição e empreendedorismo, tecnologia de alimentos, saúde coletiva, nutrição em estética, nutrição em fitoterapia, nutrição em esportes e formação profissional, ministradas por renomados profissionais do país e do exterior.
Destaques
A homenagem feita pelo Conbran para a nutricionista Elenice Costa, com o Prêmio Lieselotte Ornellas, foi um dos principais destaques do primeiro dia de Congresso. A entrega da honraria, que busca reconhecer o mérito do trabalho do nutricionista que contribui com o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da ciência da Nutrição e com a promoção e reconhecimento social da categoria, foi um momento de emoção tanto para a homenageada quanto para a plateia.
Entre as atrações internacionais do Conbran, o Dr. Boyd Swinburn, da Nova Zelândia, falou sobre a epidemia da obesidade, e a nutricionista Ada Rocha, de Portugal, evidenciou o bem-estar no trabalho e como evitar o desperdício nas refeições escolares.
A concorrida mesa redonda do CFN "Limites Éticos para a atuação dos profissionais de saúde nos meios de comunicação" atraiu grande interesse do público.
A Fitoterapia foi abordada por diversos palestrantes. A Natália Marques, de São Paulo, ressaltou que atualmente temos dois perfis de nutricionistas que trabalham com fitoterapia: os da saúde pública, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde; e os da saúde individual, que estão nos consultórios de Nutrição Clínica. Ela lembrou que muitos destes profissionais reproduzem informações sem se capacitar. Fez um apelo para que procurem se qualificar para a prescrição destes fitoterápicos. "A fototerapia é um complemento da prescrição nutricional, e que tem início e fim” esclareceu. O que fica é o padrão alimentar”.
"O nutricionista que queremos” foi a palestra da nutricionista Maísa Beltrame Pedroso, presidente da Abenut, na sala Athos Bulcão, dentro da oficina ”Construindo às diretrizes curriculares para a formação do Nutricionista que queremos ".
Ter mais intimidade com o fogão, entender mais a comida de verdade, é o que salva” segundo Rita Lobo. Ela participou, de um bate papo, no estande do Ministério da Saúde, juntamente com a nutricionista Ekaterine Karageorgiadis, do Instituto Alana, e Inês Rugani, da Aliança pela Alimentação Saudável e Adequada. Inês alertou sobre a necessidade de fazer com que o Guia Alimentar seja referência para a população. Rita salientou, que cozinha não é desimportante e não é lugar só para mulher. "É um momento para saberem o quanto é fundamental ter esse conhecimento e essa prática. O contrário da alimentação saudável é a comida ultraprocessada”. Ekaterine falou sobre segregação de gêneros. Ela destacou que a publicidade dirigida faz esta segregação. Em alimentação isso também acontece. Exemplificou, pegando como referência garrafas de água e ovos de Páscoa com publicidade para meninos e para meninas.
"A obesidade pode ser resolvida com dietas?" foi o outro bate-papo que reuniu a nutricionista Sophie Deram, Fabio Gomes (OPAS) e Rafael Claro (UFMG) no estande do Ministério da Saúde. Este foi outro momento concorrido do Conbran. Sophie alertou sobre esta compulsão da sociedade só falar em dieta, em comida industrializada. "A melhor prevenção contra a obesidade é comida caseira. Pode ir no restaurante, mas precisa saber escolher". Fábio Gomes também ressaltou que as pessoas consomem muito alimento ultraprocessado. A comida de verdade, segundo ele, "aquela que a gente faz, além de cuidarmos da nossa saúde, apoiamos a agricultura familiar, transformamos a sociedade. Precisamos de políticas públicas que apoie aqueles que produzem essa comida de verdade." Precisamos sempre focar no alimento, finalizou.
Nutrição em Estética, também foi concorrida no XXV Conbran. O Simpósio de Nutrição Estética, coordenado pela nutricionista Aline Schneider, professora da UFRGS , abordou temas relevantes como Redes sociais e imagens corporal, nutracêuticos, nutricosméticos, tratamentos em desordens estéticas. Após ocorreu a mesa redonda Compostos Bioativos e Fitoterápicos em Estética, com Luciana Kalluf.
Nutricionistas e acadêmicos prestigiaram a Feira de Exposições no Conbran, com estandes do CFN, da Asbran e filiadas, do Ministério da Saúde, do SESC entre outros. Os conselheiros do CRN-2 marcaram presença no estande do CFN, apoiando o jogo (quiz) com perguntas sobre ética profissional. Quem respondia certo, ganhava um "kit nutrição".
Outros momentos de grande evidência para a categoria foi o lançamento do Código de Ética (veja aqui) e da entrega do prêmio 1º Concurso Nacional de Vídeos do Sistema CFN/CRN (veja aqui).