Aprovada lei que institui 3 de outubro como Dia Nacional da Agroecologia
Data de Publicação: 8 de janeiro de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fotos: Facebook de Ana Maria Primavesi
Fonte: Câmara dos Deputados, UFSM, Brasil de Fato
O Dia Nacional da Agroecologia será comemorado, anualmente, em 3 de outubro. A data é em homenagem ao nascimento da engenheira agrônoma e escritora, Ana Maria Primavesi, referência em pesquisas sobre o manejo do solo de maneira ecológica. A agrônoma, hoje com 97 anos, nasceu na Áustria, e junto com o marido, Artur Primavesi, chegou ao Brasil em 1949 e começaram a trabalhar com o solo, introduzindo novas técnicas e manuais inovadores no meio rural. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, ela deu aulas, escreveu livros, fez conferências e ganhou prêmios em vários países. Sua vida foi dedicada à causa ambiental, servindo como exemplo para pesquisadores e ambientalistas. Entre os diversos locais no Brasil em que ela deixou sua marca, destaca-se a cidade gaúcha de Santa Maria, onde na década de 1960, a professora foi uma das fundadoras, na Universidade Federal de Santa Maria, do Curso de pós-graduação em Biodinâmica do Solo. O foco eram as primeiras noções de manejo ecológico do solo, sinalizando para uma agricultura sustentável.
O Projeto de Lei 5906/13, foi proposto em 2013, aprovado na Câmara em 2014. Após seguiu para o Senado, onde foi aprovado no dia 21 de dezembro de 2017, instituindo a lei nº 13.565, que cria o Prêmio Nacional da Agroecologia Ana Primavesi.
A lei prevê a realização, pelos poderes públicos estaduais, municipais e entidades da sociedade civil, de campanhas de esclarecimento à população sobre a agroecologia e a produção orgânica. Também institui o Prêmio Nacional de Agroecologia "ANA PRIMAVESI”, a ser concedido pelo poder público federal às organizações e pessoas da sociedade civil, parlamentares e autoridades públicas que se destacarem no desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica e no seu apoio.
Veja a lei: aqui
O Dia Nacional da Agroecologia homenageia Ana Maria Primavesi, que atua com agroecologia no Brasil desde 1949 (Foto Facebook)