Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 alerta para perigo do consumo exagerado de sal


Data de Publicação: 28 de março de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria imprensa - CRN-2


crn-2-alerta-para-perigo-do-consumo-exagerado-de-sal

O Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2) ocupou, nesta segunda-feira, 28/03, a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre para abordar os riscos do consumo excessivo de sal pela população.

   A presidente do CRN-2, Luciana Meneghetti, alertou que o brasileiro consome mais do que o dobro de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde. "A sugestão da OMS é de 4.5 a 5g de sal por dia. O consumo médio pela população brasileira é em torno de 10 a 12g” observou a presidente.  Segundo Luciana, o CRN-2 destaca o assunto nesta semana para marcar, também, o dia 31 de março, data dedicada à Saúde e à Nutrição. Ela ressaltou que, no Rio Grande do Sul, a prevalência de hipertensão arterial está em torno de 30%, tornando as doenças cardiovasculares a principal causa de morte no Estado.  "É necessária a intervenção do governo para promover campanhas de alerta sobre os riscos do consumo excessivo de sal. É essencial que restaurantes, indústrias e padarias sejam estimulados a usarem menos sal no preparo de seus alimentos” enfatizou a nutricionista.
   Diversos vereadores se posicionaram apoiando o pronunciamento do CRN-2. Eles parabenizaram a iniciativa que visa a educação nutricional e lembraram dos diversos momentos em que o Conselho promoveu campanhas destacando que uma alimentação saudável previne doenças e resulta em mais saúde e qualidade de vida. Também alertaram que campanhas de prevenção a doenças poderiam evitar internações hospitalares e o alto custo que isto representa para os governos. Destacaram a atuação multiprofissional e importância do nutricionista nestas equipes. 
 
CRN-2 apoia projeto sobre riscos do consumo de sal
   O CRN-2 divulgou, no final do mês de fevereiro, nota de apoio ao Projeto de Lei 174/14 que institui o "Programa Menos Sal, Mais Saúde” e a "Semana Menos Sal, Mais Saúde”, visto que o mesmo tem por objetivo conscientizar a população sobre os riscos que o consumo exagerado de sal na alimentação pode causar à saúde.
 
   A Câmara dos Vereadores já divulgou a participação do CRN-2. Veja aqui.

 


topo