Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Selo de Qualidade do CRN-2 para serviços de alimentação


Data de Publicação: 8 de abril de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria imprensa - CRN-2


selo-de-qualidade-do-crn-2-para-servicos-de-alimentacao

Nutricionista: profissional com qualificação para o segmento

   O nutricionista é um profissional qualificado para atuar em serviços de alimentação (restaurantes, padarias, lancherias e outros). Ao assumir a responsabilidade técnica, além de conciliar as questões gastronômicas com as nutricionais, responsabiliza-se pela segurança higiênico-sanitária que inclui itens deestrutura física, procedência da matéria prima, insumos, avaliação verificação de situação de risco que possa originar uma Doença de Origem Alimentar (DTA). Ele é capacitado para elaborar, implantar e implementar o Manual de Boas Práticas, capacitar e motivar a equipe. Junto a todas as habilidades, ele possui conhecimentos de marketing e ainda pode apresentar projetos de redução de custos com relatórios que comprovem estas ações. São iniciativas que buscam com que o estabelecimento oportunize o melhor serviço aos seus clientes. É, portanto, um profissional que pode contribuir, também, para a permanência do estabelecimento no mercado.

 Fase é de propor parcerias com entidades ligadas à alimentação fora do lar

   Atento a este cenário, o CRN-2 lançou, no ano de 2014, o Selo de Qualidade do CRN-2: Aqui tem nutricionista. Com o objetivo de dar mais visibilidade para o Selo, o Conselho tem participado de diversas reuniões e eventos com instituições ligadas ao comércio de alimentação fora do lar.

   O mês de março marcou os encontros. No dia 11/03, o compromisso foi com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), tendo como representantes a gerente de Cursos e Projetos, Raquel Palhares, e a superintendente Patricia Danielsson. O Selo de Qualidade também foi tema de reunião, no dia 14 de março, na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Rio Grande do Sul. Esta ocasião contou com a participação da diretora executiva, Thais Kapp. Em outra oportunidade (28/03), o CRN-2 propôs ao Gerente de Manutenção do Shopping Praia de Belas, Maurício Krauss, um encontro com os empresários do ramo alimentício, locatários do shopping. No final do mês (29/03), o CRN-2 integrou o evento Saúde na Mesa, promovido pela Abrasel. Em formatocafé da manhã, a iniciativa apresentou produtos e tendências de alimentação orgânica aos proprietários de bares e restaurantes. A presidente do CRN-2 Luciana Meneguetti esteve à frente das reuniões. Também participaram, as coordenadoras dos setores de fiscalização, Maiele Bianchini; técnico, Fernanda Fiorenza, e de comunicação, Janice Benck.

 Forma de adesão por restaurantes

   Atualmente são 26 estabelecimentos, entre restaurantes, cantinas, padarias e outros, que possuem o selo. Alguns já foram reavaliados, permanecendo com a certificação e outros, por não contar mais com a atuação do nutricionista e por motivos diversos, tiveram o selo retirado. O CRN-2 outorga o selo aos estabelecimentos sem qualquer custo.

   Os restaurantes comerciais que tiverem interesse em aderir ao Selo de Qualidade, precisam solicitar para o CRN-2. Para a concessão, os estabelecimentos serão avaliados pela equipe de nutricionistas fiscais e pela Comissão de Fiscalização do CRN-2, segundo critérios estabelecidos pelo Conselho com base em requisitos de segurança alimentar e nutricional (conforme legislações vigentes: RDC 216 /04 da Anvisa; decreto 23.430 /74 e portarias 78 /09 e 325/10 da SES).

   Informações: fiscalizaçã[email protected]

 


topo