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Evento sobre saúde, mídia e ética reúne alunos e profissionais da área no IPA


Data de Publicação: 25 de maio de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria imprensa - CRN-2


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A ética no contexto da saúde, a regulamentação da publicidade da área, defesa de interesse de consumidores foram algumas abordagens inseridas e debatidas no evento que aconteceu na última sexta-feira, dia 20/05.

   A Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realizou, no dia 20 de maio, o evento "Saúde na Mídia: uma questão de ética”. O evento, que reuniu no auditório do IPA, estudantes e profissionais da área para discutir o assunto, contou com a palestra do filósofo e professor da PUCRS Leonardo Agostini. Também aconteceu a mesa redonda com a participação de representantes da Associação Riograndense de Publicidade (ARP), do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Programa Estadual de Defesa dos Consumidores (Procon-RS) e do Movimento Edy Mussoi de Defesa dos Consumidores do Rio Grande do Sul. O evento contou com o apoio do IPA.

    Na abertura do evento, Carmem Franco, vice-presidente do CRN-2 e coordenadora adjunta da Câmara da Saúde do Fórum-RS, destacou a importância de eventos como esse, que aproximam os profissionais da área da saúde, os acadêmicos destes cursos e a sociedade em geral. "No momento político atual do Brasil, discutir a ética passa a ser fundamental”, sublinhou. Depois deste primeiro momento, o evento prosseguiu com a palestra "Ética no Contexto da Saúde”, ministrada por Agostini. O professor da PUCRS abordou as diferenças entre ética e moral. Explicou a origem da ética e suas implicações na sociedade. Agostinidestacou que, na comunicação, a saúde não é tratada como seu conceito principal. "Vemos a saúde nos jornais sempre como a ausência de doença, quando na verdade é um estado de bem-estar completo”. O palestrante deixou para os presentes algumas questões para reflexão: "Que profissional da saúde você quer ser? Que tipo de sociedade você quer construir? Quais valores e princípios norteiam a sua ação profissional?”, 

 
   Após a palestra, Zeca Honorato, presidente da Associação Riograndense de Publicidade; Edney Narchi, vice-presidente executivo do CONAR; Cauê Vieira, diretor-regional do Procon-RS; e Cláudio Ferreira, presidente do Movimento Edy Mussoi de Defesa dos Consumidores do Rio Grande do Sul, se reuniram para debater os principais tópicos da palestra e para responder os questionamentos da plateia. Além de destacar que a publicidade não cria comportamentos, Honorato salientou que ela só reflete aquilo que a sociedade é de fato. "Independente disto, a publicidade precisa respeitar normas e desempenhar o seu papel sociocultural”, complementou Narchi. Vieira, trouxe ainda os números a respeito do trabalho do Procon-RS e revelou que não poucos os processos abertos que têm relação aos serviços de saúde. "Os princípios que regem a relação com o consumidor precisam ser respeitados sempre, para isto que existe o Código de Defesa do Consumidor”, finalizou ferreira.

 


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