Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Prefeitura de POA divulga atualização do Plano de Vacinação


Data de Publicação: 18 de março de 2021
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


prefeitura-de-poa-divulga-atualizacao-do-plano-de-vacinacao

   O Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (atualização, publicada ontem - 17/03 pela prefeitura de Porto Alegre), passa a ser desenvolvido em grupos prioritários, os quais foram definidos pelo Ministério da Saúde (MS) e estão descritos no quadro 1 (pág. 8 do Plano). 
 
   Para os profissionais da saúde (inseridos no Grupo 4 –  pág 7 do Plano ) em função da escassez do imunobiológico para todos que estão no Cadastro Nacional de estabelecimentos de saúde (CNES), Porto Alegre seguirá a resolução CIB-RS 25/2021 que ordena esses profissionais conforme a exposição de risco e pode ser vista no quadro 2  (pág. 11 do Plano).
 
   São considerados profissionais da saúde (Ofício Circular nº 54/2021/SVS/MS, de 12/03/2021 e Resolução n° 287, de 8/10/1998, do Conselho Nacional de Saúde): médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares (veja outras categorias na pág. 6 do Plano). O quantitativo de doses para esse montante de profissionais vai seguir a estratégia definida na resolução da Comissão Intergestora Bipartite, CIB-RS 25/2021, que ordena profissionais conforme a exposição de risco. O município não pode modificar o ordenamento proposto. 
 
   A prefeitura, ressalta que os grupos previstos são preliminares, passíveis de alteração a depender das indicações da vacina e das definições do Ministério da Saúde. 
 
Documentos comprobatórios no momento da vacinação 
    
   Os Trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. 
 
   No caso de trabalhadores de saúde autônomos (profissionais liberais ou de estabelecimentos de saúde com atividade assistencial direta e presencial) devem apresentar habilitação profissional que comprove vínculo ativo no respectivo Conselho Profissional ou uma declaração do mesmo e a autodeclaração conforme modelo no Anexo 5 (documento que comprova o exercício profissional conforme Resolução 25/2021 - SES-RS, 2021), além do comprovante de endereço.
 
Estratégias de Imunização 
   A estratégia utilizada será a priorização dos grupos mais suscetíveis ao adoecimento e óbito, bem como a imunização dos profissionais envolvidos diretamente no cuidado aos pacientes diagnosticados com COVID-19, seguidos dos demais profissionais de saúde ativos em serviços de saúde, grupos prioritários e populações-alvo. 
 
   Destaca-se que, simultaneamente à campanha de vacinação contra a COVID-19, todas as unidades de saúde permanecerão com a rotina de imunização, conforme calendários vacinais vigentes no Município. 
 
   O cronograma da campanha nos grupos prioritários dependerá diretamente da destinação do imunobiológico pelo MS e SES para o município. Tão logo o município receber as remessas (doses e quantitativos), o cronograma será ajustado, mantendo a prioridade da vacinação da população alvo e grupos específicos, de acordo com os planos Nacional e Estadual de Vacinação e resoluções da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) do Estado do Rio Grande do Sul. Por este motivo, os serviços com oferta de vacinas serão disponibilizados à população de forma gradual e de acordo com a quantidade de doses recebidas em cada remessa. 
 
Detalhamento na Execução da Vacinação nos Grupos Prioritários 
- Vacinação dos idosos com 60 anos ou mais institucionalizados, pessoas com deficiência Institucionalizados, acamados, indígenas e quilombolas, profissionais de saúde e pessoas com 75 anos ou mais: 
A vacinação desse público será realizada nos hospitais, nos pronto-atendimentos, por equipes extramuros/volantes, e em unidades de saúde de referência. 
 
- Profissionais que atuam nos hospitais 
Serão imunizados no serviço no qual atuam. Os serviços de medicina do trabalho preencherão o formulário enviado pelo Núcleo de imunizações da SMS para informar o quantitativo de profissionais atuantes por sítio assistencial (áreas covid, não covid e geral) e, com isso, definir os imunobiológicos necessários. 
A quantidade de doses enviadas será de acordo com o número de profissionais encontrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) com um acréscimo de 10 %, considerando profissionais que possam não estar devidamente cadastrados no momento da vacinação. Em função das remessas feitas por parte do Ministério da Saúde, a prioridade de vacinação será para profissionais assistenciais expostos à contaminação pelo novo coronavírus. 
 
- Profissionais dos Pronto Atendimentos, Unidades de Saúde e dos laboratórios. 
As doses reservadas para este público serão armazenadas e aplicadas nas unidades de referência selecionadas. 
A gerência distrital será a responsável pela definição do cronograma da imunização desses funcionários, devendo organizar uma equipe que se deslocará até os locais para vacinação. 
 
- Demais profissionais da Saúde que estão descritos no estrato 12 da Resolução CIB-RS 25 de 11/2/2021 (acesse o Quadro 2, na pág. 10 do Plano)As doses reservadas para este público serão armazenadas e aplicadas nas unidades de saúde indicadas no Plano (principalmente no Centro de Saúde do IAPI, zona 5) conforme o quantitativo disponível. 
 
 
ATENÇÃO:
A prefeitura reforça a importância das orientações de prevenção contra a COVID-19, como uso obrigatório de máscaras, higiene das mãos e distanciamento entre as pessoas, principalmente nos locais de vacinação. 
 


topo