Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética em Porto Alegre, Esteio e Passo Fundo


Data de Publicação: 3 de julho de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


comemoracao-ao-dia-do-tecnico-em-nutricao-e-dietetica-em-porto-alegre-esteio-e-passo-fundo

Porto Alegre - Os TNDs da capital e região metropolitana foram recepcionados, no dia 24 de junho, com um café da manhã promovido pelo CRN-2 e pela Associação Gaúcha de Nutrição (Agan). O momento de palestras foi aberto pelas presidentes do CRN-2, Glaube Riegel, e da Agan, Marilene Sgarbi. 

   Na sequência, a psicóloga Cristina Thudium, consultora em Gestão de Pessoas, falou sobre "Inteligência Emocional nos Relacionamentos” e apontou as definições, destacando que é a capacidade de administrar as emoções para atingir objetivos. "Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional aprimorada é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Empresas estão valorizando pessoas emocionalmente inteligentes. ” Cristina avaliou a importância do autoconhecimento, pois conhecer e estar atento aos sentimentos e preferências, geram o comportamento e a tomada de decisão. "É uma avaliação realista de suas capacidades e dificuldades. É ter claro o impacto que causa no ambiente.” Desenvolver o autoconhecimento, segundo a palestrante, gera uma capacidade de lidar adequadamente com os sentimentos. " A capacidade de nos tranquilizarmos, de sermos capazes de afastar estados de ansiedade ou de irritação, permite-nos alcançar maior estabilidade emocional e, consequentemente, maior domínio sobre as situações do dia a dia.

   Após, aconteceram os relatos de experiências "Como eu cheguei lá”, das técnicas Kelen Theis Cardoso, da área hospitalar, e Urzsula Dausacker, de padaria e confeitaria. As técnicas relataram suas trajetórias profissionais e a rotina em suas áreas de atuação. Kelen destacou que entre os maiores desafios da prática diária estão a rotatividade de funcionários (turnover), as faltas ao trabalho (absenteísmo) e imprevistos que podem ocorrer e que devem ser imediatamente solucionados. A liderança de equipe e gestão de pessoas são os itens pontuados por Urzsula como maiores desafios.  Vencedora do Concurso Fotográfico do CRN-2 #orgulhotnd – 2016, ela ressaltou que uma das maneiras para ampliar o mercado de trabalho do TND seria a abertura de mais campos para estágio.

 

Passo Fundo – A comemoração do Dia do TND foi marcada com um encontro realizado no dia 27 de junho, promovido pela Escola Estadual de Educação Profissional João de Cesaro em parceria com o CRN-2. A iniciativa, que reuniu profissionais e alunos, teve como objetivo apresentar relatos das experiências dos TNDs nas diversas áreas de atuação, bem como orientações referentes ao cadastro junto ao CRN-2. Integraram o primeiro momento os TNDs Michel Pagliarini, que abordou "UAN industrial e acadêmica de universidade”; Raquel dos Santos, com o tema "Área hospitalar e acadêmica de universidade”; Débora Rocha, que discorreu sobre ”Lactário e sondário”; Calhandra Guzzo, com "Indústria de Alimentos”; e Eliane Gomes, que relatou "UAN hospitalar”.

 

   A conselheira do CRN-2 e professora da Escola, nutricionista Kely Szymanski, destacou a importância dos TNDs estarem inscrito e em dia com o Conselho. Kely respondeu a dúvidas como quais áreas de atuação os TNDs estão inseridos, legislações, anuidades do CRN-2, entre outras. O encontro foi finalizado com um momento de confraternização entre os participantes.

 

Esteio: O dia 27 de junho também foi a data escolhida para promover ação alusiva ao dia do TND em Esteio. O curso técnico da escola UNIPACS, em parceria com o CRN-2, realizou um seminário com palestras da vice-presidente do CRN-2, Jacira Conceição dos Santos, que abordou "Código de Ética do TND”, e das TNDs  Sandra Moraes, com o tema "Empreendedorismo para o TND”, e Jéssica Cheruti, que falou sobre "Atuação em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)”. 

   A vice-presidente salientou que o Conselho tem, entre suas competências, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos inscritos; zelar pelo cumprimento dos preceitos da Ética, além de defender a sociedade da atuação de leigos no exercício ilegal. Jacira apontou as principais legislações que orientar a atuação profissional do TND e em específico a Resolução CFN N° 333/2004, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional dos Técnicos em Nutrição e Dietética. 

   As TNDs Sandra, que é ex-aluna da Unipacs, evidenciou sua experiência como proprietária de empresa de alimentação, e Jéssica, que é gerente adjunta de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) avaliou e descreveu a conduta profissional dentro de empresa desta área. O dia festivo foi encerrado com um lanche termogênico preparado pelos alunos da Unipacs.


ursula.jpg
unipacs 3.jpg
unipacs 2.jpg
EE JC 4.jpg
EE JC 3.jpg
DSC00847.jpg
DSC00819.jpg
DSC00762.jpg
download.jpg

topo