Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 participa de audiência pública sobre cursos EaD na área da saúde


Data de Publicação: 8 de junho de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


crn-2-participa-de-audiencia-publica-sobre-cursos-ead-na-area-da-saude

A Câmara da Saúde do Fórum-RS realizou ontem, dia 7 de junho, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS, uma audiência pública para debater os cursos de graduação à distância e a formação por EaD na área da saúde. O CRN-2 foi representado pela vice-presidente Jacira Conceição dos Santos, que fez parte da mesa, juntamente com representantes de outros nove Conselhos profissionais da área da saúde, do Conselho Federal de Farmácia, do Conselho Nacional de Saúde, da Escola de Saúde Pública do RS e de representante do Diretório Acadêmico de Nutrição da Universidade de Caxias de Sul.

   O presidente da Comissão de Ensino Farmacêutico, do Conselho Federal de Farmácia William Perez abriu a discussão destacando a representatividade dos profissionais de saúde no Brasil, atualmente estimados em quatro milhões. Ele também abordou questões relacionadas ao mercado educacional no país, informando que 76% das vagas no Ensino Superior está concentrada na área privada e que existem, aproximadamente, 274 mil acadêmicos na modalidade EaD na área da saúde.

   Os representantes dos Conselhos da área da saúde ressaltaram, em seus posicionamentos que não são contra o uso da tecnologia, mas que há um consenso de que a formação básica destes profissionais precisa ser feita de maneira presencial. Segundo Carmen Masson (CREF 01910-G/RS) "não estamos nos opondo ao EaD, inclusive acreditamos que esta seja uma ótima modalidade para os níveis de pós-graduação. Mas a Educação Física, assim como os demais cursos da área da saúde, tem as suas particularidades que só podem ser trabalhadas com a prática. Caso isto não ocorra, a formação destes futuros profissionais poderá ficar comprometida”. 

   Como resultado da Audiência Pública, ficou definido que a Câmara da Saúde, do Fórum-RS, em parceria com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá encaminhar, nas próximas semanas, uma proposta de projeto de lei estadual para inviabilizar estes cursos totalmente em EaD em todo o Rio Grande do Sul. Como destacou o deputado estadual Valdeci Oliveira, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL, há também o plano de elaborar uma cartilha para a sociedade em geral, esclarecendo os prejuízos que poderão ser gerados pela formação EAD na área da saúde.


foto ap.jpg
download.jpg

topo