Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CFN integra ação contra a obesidade para usuários dos planos de saúde


Data de Publicação: 11 de maio de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: CFN


cfn-integra-acao-contra-a-obesidade-para-usuarios-dos-planos-de-saude

O CFN integra o Grupo Multidisciplinar, responsável pelo Projeto de Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar. A participação foi definida em reunião realizada no dia 3 de maio, com a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho, e a gerente-geral de Regulação Assistencial, Raquel Medeiros, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e os assessores do conselho Antônio Augusto (Planejamento e Parlamentar) e Rosane Nascimento (Institucional).

 

   O trabalho do grupo será pautado em estudos científicos publicados no Brasil e no exterior e nos dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel-2016), realizada pelo Ministério da Saúde. A partir disso, serão definidas estratégias para o enfrentamento da obesidade entre os usuários dos planos de saúde e a ANS incentivará as operadoras dos planos a investirem em programas de prevenção e tratamento da obesidade. O grupo realizará, também, um seminário internacional sobre o tema.

 

   Para Karla Coelho, os dados da Vigitel 2016 revelam o excesso de peso e obesidade entre os beneficiários de planos de saúde e a necessidade de se construir diretrizes e diagnósticos em conjunto com as entidades do setor, para elaborar ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças decorrentes da obesidade.

 

   Segundo o relatório da última Vigitel, os beneficiários dos planos de saúde estão fumando menos, consumindo mais frutas e hortaliças e se exercitando mais, mas ainda sofrem com o sobrepeso e a obesidade. A proporção de indivíduos com sobrepeso cresceu 12,5% e a de obesos 36%, desde 2008, ano em que foi feito o primeiro levantamento.

 

Reforço – Para o enfrentamento da obesidade a ANS criará ainda três subgrupos para estudar as estratégias de prevenção, coordenado pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; de tratamento, coordenado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica e de combate a obesidade infantil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.  O CFN também integrará os subgrupos.


topo