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Orientação a profissionais e sociedade pontuam ações do CRN-2 no Dia Mundial da Saúde


Data de Publicação: 13 de abril de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


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Atuação profissional e mercado de trabalho do nutricionista foram abordados no evento "Me formei, e agora?”

Nutricionistas em início de carreira ou com interesse em conhecer as oportunidades e desafios de diferentes áreas de atuação, participaram, no dia 7 de abril, no auditório do SESC, em Porto Alegre, do workshop "Me formei, e agora?” O evento reuniu expertises nos segmentos de Gestão em Serviços de Alimentação, Nutrição Clínica, Fitoterapia e Práticas.

Integrativas Complementares, Instituições de Longa Permanência de Idosos, Escolas Infantis e Food Service, além de couching e marketing digital. A iniciativa foi idealizada pelo CRN-2 com o objetivo de acolher os novos profissionais e despertar uma visão crítica das diversas áreas de trabalho, abordando as variáveis que determinam a atuação ética e competente.

O evento foi aberto pelas nutricionistas e presidentes do CRN-2, Jacira Conceição dos Santos; da Agan, Marilene Sgarbi; do Sinurgs, Maria Teresinha Govinatzki; e, representando o programa Mesa Brasil do SESC, compareceu a nutricionista Vera Mejolaro. Para a realização deste evento, o CRN-2 contou com o apoio do Programa Mesa Brasil, do SESC.

 

Gestão e novas habilidades

A nutricionista Vanessa Fernandes Coutinho, professora de cursos de pós-graduação, falou sobre Gestão em Serviços de Alimentação. Vanessa, que possui doutorado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, destacou que o nutricionista, para atuar em gestão, precisa focar não apenas nos aspectos administrativos, como também nos conhecimentos que envolvem a segurança, origem, manipulação e cadeia produtiva do alimento, até novas tecnologias e relacionamento com pessoas.

Segundo a palestrante, é preciso mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no processo, por meio implantação de ferramentas de qualidade. "Satisfação do cliente deve ser uma consequência do resultado atingido” evidenciou.

A nutricionista esclarece que as competências necessárias para um gestor são o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Ela relacionou algumas habilidades imprescindíveis para a liderança: intelectual, emocional-comportamental, técnica, organizacional, comunicativa, social e política.

Evidenciou que o nutricionista deve desenvolver e utilizar estas habilidades e competências administrativas para otimizar os resultados. "Isto fará dele um profissional de sucesso”.

 

Nutrição Clínica, Fitoterapia e Práticas Integrativas Complementares (PICs)

Paradigmas e estratégias para a organização de um consultório de nutrição clínica foram especificadas pela nutricionista clínica, Jacira Conceição dos Santos, presidente do CRN-2. Jacira, que possui pós-graduada em Saúde Coletiva, e especialização em Nutrição Clínica, Esporte e Medicina Tradicional Chinesa/Dietética Chinesa, enumerou variáveis

 necessárias para o sucesso deste empreendimento. Indispensável, também, é que o profissional possua competências como saber acolher o paciente, analisar de maneira crítica os objetivos do paciente, trabalhando conjuntamente as necessidades observadas e do comportamento alimentar. A palestrante abordou como os nutricionistas podem se inserir nas Práticas Integrativas Complementares e as legislações que regulamentam a prática da fitoterapia como terapia complementar à prescrição dietética. Também alertou que o nutricionista pode integrar as PICs por meio da utilização de Práticas Alimentares das medicinas tradicionais, como o sistema alimentar das medicina Ayurvedica e da medicina tradicional chinesa.  

 

Traçar metas e definir objetivos

Quais as consequências das opções que as pessoas fazem na vida? Como uma opção pode indicar o futuro? Estas questões constaram na palestra "Escolhi, decidi. Simples assim?” ministrada pelo couch Jackes Heck, especialista em Marketing pela ESPM/RS. Também é Professional e Executive Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SP/Brasil), Health and Wellness Coach pela Wellcoaches Corporation (EUA) e Carevolution (SP/Brasil).

O palestrante apontou que muito cedo, ainda na adolescência, há o questionamento: "O que você vai ser quando crescer? E depois: O que você vai ser na vida? Jackes destaca que você não é o que aconteceu, você é o que escolheu se tornar. "E a preocupação com o futuro está em saber qual a missão e o propósito de cada um. A realização plena acontecerá quando esta missão encontrar o propósito!” esclarece.

Jackes aponta que a vida oferece opções, decisões e consequências. E, segundo ele, estas decisões não devem ser adiadas por causa do tempo. "Pois, independente da ação da pessoa, o tempo vai passar de qualquer maneira". E para alcançar o sucesso, o palestrante dá algumas dicas: sonhar, trazer o sonho para uma meta (real, mensurável, com prazo), definir uma linha de vida, um plano de negócios, traçar metas por ciclos e intermediárias e revisar as metas e a consistência da missão e propósito de cada um. Por fim, segundo Jacson, é importante fazer destes sonhos objetivos de vida.

 

Importância do conteúdo digital

A nova era do marketing digital foi o tema da palestra que o publicitário Fabiano Goldoni apresentou no workshop "Me formei, e agora?”. Ele é sócio de empresa que realiza curadoria de tecnologias de marketing digital. Tem experiência como produtor de conteúdo digital para TV e internet como gerente de planejamento comercial. A importância do conteúdo digital para atrair, envolver e conquistar o público alvo foi o foco da palestra de Fabiano, pois, segundo ele, "assim como o oxigênio, o conteúdo também é essencial e ao mesmo tempo imperceptível.” Ele explicou que o marketing de conteúdo é processo de criar e distribuir conteúdo especificamente para atrair, reter e engajar uma determinada audiência, portanto, muito importante para construir e manter uma imagem e solidificar uma marca. O palestrante falou sobre "branded content", que não é publicidade. São informações que podem não ter relação com a marca. É a estratégia que oferece conteúdo para fazer com que a marca seja percebida como aquela que também oferece entretenimento e informação. Ele usou como exemplo, uma empresa de seguros que comprou uma emissora de rádio e transmite informações sobre o trânsito. E para o profissional que quer apostar em marketing digital, Fabiano apontou que o desafio é deixar de pensar somente como um nutricionista e pensar como um veículo de informação sobre nutrição.

Ainda sobre o dilema de ter canais próprios (sites e blogs) ou redes sociais, ele esclarece que há vantagens e desafios nos dois meios. Para o primeiro, ele considera como uma das vantagens, o domínio tecnológico e, como um dos desafios, os custos. Para as mídias sociais, o palestrante indica o compartilhamento e usabilidade como algumas das vantagens e a vida útil da audiência, como desafio.

 

Valorização do nutricionista de ILPI

A nutricionista Melissa Cortês da Rosa ministrou a palestra: Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Com grande experiência neste segmento, ela é mestre em Gerontologia Biomédica e pós-graduada em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. A palestrante descreveu a sua atuação com ILPI e relatou que a postura e o perfil do profissional precisa ter uma consciência, competência e postura ética diferenciada. Destacou que o profissional para atuar em ILPI deve desenvolver competências para atuar em planejamento, organização e distribuição de refeições, bem como na área de Nutrição Clinica.  O nutricionista geralmente contata com o proprietário da instituição, ele tem que mostrar que conhece as necessidades nutricionais do idoso, entre outros diferenciais.

Melissa lembra que muitas instituições só contratam nutricionista pela obrigatoriedade de lei. Devido a isso, ela evidenciar que esses profissionais têm que se valorizar, mostrar conhecimento, buscar uma educação continuada, pois o mercado é promissor devido ao aumento da expectativa de vida no Brasil. Como a saúde do idoso pode ser frágil, com problemas de disfagia, rins, deglutição, diabetes, também é essencial a nutricionista conhecer os produtos para fins especiais, como os suplementos. 

 

Importância do RT

Assessoria, Consultoria e Responsabilidade Técnica em Escolas Infantis e Food Service foi o tema destacado pela nutricionista Fabiana Borrego, de São Paulo. Possui especialização em Nutrição Clínica, é docente em cursos de gastronomia em Escola de Confeitaria e Panificação, proprietária da empresa que atua em segmento de restaurantes, bares, escolas, buffets e importadoras. Fabiana conceituou assessoria e consultoria na área nutricional. A primeira tem como objetivo planejar, implantar e avaliar Programas e serviços da área de alimentação e nutrição, bem como oferecer solução. Já a consultoria analisa, avalia e emite parecer sobre assuntos e serviços relacionados a sua especialidade.

A palestrante esclareceu que a Responsabilidade Técnica (RT) "é a atribuição legal dada ao nutricionista habilitado, após análise do Conselho Regional de Nutricionistas, para o profissional que responde pelas atividades de alimentação e nutrição da pessoa jurídica, em conformidade com as normas de regulação das atividades de alimentação e nutrição.” O conceito define, segundo a palestrante, a importância deste cargo, já que o RT assume o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade. "A Responsabilidade Técnica é indelegável e obriga o nutricionista à participação efetiva e pessoal nos trabalhos inerentes ao seu cargo”. Fabiana lembrou que, caso haja descumprimento dos dispositivos legais do exercício profissional do nutricionista (assunção de direção técnica, chefia e supervisão na execução das atividades de sua equipe) o profissional poderá sofrer sanções de natureza cível, penal e administrativa. Finalizou citando as diferenças entre a atuação em escola e nos serviços de alimentação e quais atividades são oferecidas nos locais.

Após as palestras, os participantes se reuniram em grupos de acordo com área de interesse para aprofundar questões específicas e tirar dúvidas com os palestrantes. Posteriormente, as conclusões foram apresentadas para o grande grupo.

 Os participantes aprovaram a iniciativa do Conselho, destacando que muitas dúvidas sobre a profissão foram esclarecidas e elogiaram o conteúdo trazido pelos palestrantes. Também contribuíram com um quilo de alimento doado do Programa Mesa Brasil, do SESC. Participaram deste evento, as conselheiras Rejane Fontoura, Helena Gorziza e Camila Gienessini.

 


Ação na Praça da Alfândega no Dia Mundial da Saúde.

O CRN-2 integrou a atividade que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e instituições parcerias, levou à Praça da Alfândega no dia 7 de abril, para marcar o Dia Mundial da Saúde. Neste dia, população recebeu orientações de como manter a qualidade de vida e dicas de alimentação saudável no sentido de prevenir a depressão, tema proposto pela Organização Mundial da Saúde na campanha "Vamos conversar”. Além de orientação nutricional, a programação contou com diversas iniciativas como aulas de Yoga, Tai Chi Chuan, alongamento e dança, dicas de preservação do meio ambiente, atividades para idosos, rodas de conversa e oficinas de Abayomi, valorizando a diversidade cultural.

As conselheiras do CRN-2, Marise Aguiar, Angelita Laipelt Matias, Maria Alice Vieira Lantmann conversaram com as pessoas, orientando com uma dieta saudável promove saúde e qualidade de vida.O CRN-2 participou da ação junto com os conselhos profissionais da Câmara da Saúde, do Fórum/RS.

*O Dia Mundial da Saúde ou World Health Day é celebrado todos os anos pelos 191 países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO).A data foi criada em 7 de abril de 1948, pela OMS, fundamentada no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado em promover a saúde.


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