CRN-2 realiza campanha de orientação sobre alimento seguro no Dia Nacional da Saúde e da Nutrição.
Data de Publicação: 12 de abril de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Regras de armazenamento e conservação de alimentos pontuaram as ações promovidas pelo Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) para celebrar o Dia da Saúde e da Nutrição, 31 de março. Esta data, que consta no calendário do Ministério da Saúde, tem como objetivo marcar um dia de conscientização sobre a importância de uma nutrição adequada para a saúde das pessoas. Riscos de deterioração e aumento de micro-organismos patogênicos de alimentos na geladeira, como ovos na porta, latas (abertas e fechadas), sobras de refeições, acúmulo de gelo, entre outros foram alguns dos alertas apresentados durante as atividades. As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), segundo o Ministério da Saúde, ocorrem, na maioria das vezes, nas residências e podem levar à morte. Pesquisas demonstram que 38% das DTAs ocorrem no domicilio.
Atividade no shopping Bourbon Wallig
Com o objetivo de alertar a população sobre armazenamento e conservação de alimentos, o CRN-2, em parceria com a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, desenvolveu, nos dias 31/03 e 01/04, oficinas para a população no shopping Bourbon Wallig. Conselheiros do CRN2 e equipe de fiscais da Vigilância Sanitária realizaram orientação por meio de simulação de organização e armazenamento dosalimentos na geladeira. Conselheiros e coordenações do CRN-2 conversaram com as pessoas sobre a importância da manutenção das temperaturas adequadas para evitar o desperdício e manter a qualidade dos alimentos. Também apoiaram esta atividade os cursos de Nutrição das Instituições de Ensino Superior (IES) do Unilasalle e da UniRitter.
Palestra sobre conservação de alimentos
O Seminário: Conservação de Alimentos também integrou as atividades do Dia da Saúde e da Nutrição. A iniciativa foi realizada no dia 31/03, pelo CRN-2 e pelo serviço de Nutrição do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS. Ministraram as palestras, as nutricionistas Camila Gienessini, conselheira do CRN-2, que abordou "Conservação de Alimentos”, e Roberta Kvieczinski Brandão, do HSL, que falou sobre "Armazenamento e rotulagem de alimentos no âmbito hospitalar”.
O evento foi aberto pelas nutricionistas Jacira Conceição dos Santos, presidente do CRN-2, e Karen Bittencourt, Supervisora de Nutrição doHSL.
Camila salientou, em sua apresentação, que para uma alimentação saudável, além da escolha por alimentos mais nutritivos, "é necessário saber a melhor maneira de preparar, conservar e entender os rótulos dos produtos que vão ser consumidos, além da atenção com a higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos”. Ela observou que a leitura do rótulo é imprescindível para conhecer as propriedades nutricionais do produto, assim como validade quando fechado ou aberto. Apontou os cuidados na conservação de alimentos na geladeira.
O foco da apresentação de Roberta foi a atuação e os cuidados do nutricionista com armazenagem e rotulagem em ambiente hospitalar. Destacou que os profissionais precisam estar atentos ao controle de pontos críticos de monitoramento da cadeia quente e fria, evitando erros de controle de tempo e temperatura a fim de garantir a qualidade das refeições.
O evento contou com a participação de nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética, estudantes e outros profissionais interessados no tema, que aprovaram a iniciativa e solicitaram que o tema seja ampliado e continuado em outros eventos.
Cursos de Nutrição e Escola Técnica promovem ações no interior
Cursos de Nutrição de diversas Instituições de Ensino Superior, em parceria com o CRN-2, promoveram ações no dia 31 de março. Tendo como base de atuação os materiais impressos elaborados pelo Conselho Regional de Nutricionistas com foco em Conservação de Alimentos e Leitura de Rótulos, professores e acadêmicos de Nutrição realizaram orientação nutricional em praças, ambulatórios, hospitais, supermercados e nas dependências das universidades.
Faculdade Fátima - Acadêmicos de Nutrição, juntamente com docentes do curso, promoveram, em supermercado de Caxias do Sul, orientação sobre armazenamento de alimentos na geladeira no supermercado. Esta ação teve como objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da alimentação e nutrição.
UCS - Em Caxias do Sul, grupos de educação nutricional, compostos por adultos e idosos, e por pacientes em sala de espera do Ambulatório Central da UCS receberam orientações nutricionais de docentes e acadêmicos do Curso de Nutrição da Universidade de Caxias do Sul, entre os dias 27 e 31 de março. Aproximadamente 95 pessoas receberam orientações quanto à conservação e leitura de rótulos de alimentos.
Em Farroupilha, no dia 31/03, foram realizadas palestras sobre conservação e rotulagem de alimentos. A professora Carin Gallon apresentou o tema na Comunidade Luterana e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ester Benvenutti. A professora Simone Bonatto ministrou a palestra aos pais dos escolares que participam do Projeto Esporte e Lazer, da Universidade de Caxias do Sul. Nestas atividades em torno de 100 pessoas foram beneficiadas com as orientações nutricionais. Fotos: Comunidade Luterana/Fotos: EMEF Ester Benvenutti.
O dia da Saúde e da Nutrição também motivou professor e alunos do curso de nutrição UCS - Região das Hortênsias a promover uma ação com acadêmicos de diversos cursos da universidade. Leitura de rótulos objetivando uma melhor escolha alimentar e a correta higienização e conservação foram os tema abordados.
UFSM - Os principais supermercados de Palmeira das Missões foram os espaços escolhidos por estagiários do Curso de Nutrição da UFSM. No dia 31 de março, o folder produzido pelo CRN-2 referente a conservação dos alimentos na geladeira foi entregue na entrada dos estabelecimentos. As doenças causadas pela má conservação dos alimentos foi um dos temas mais questionados. A comunidade aprovou a iniciativa, demonstrando interesse no assunto e elogiando a ação.
UNIJUI - Diferentes espaços na cidade de Ijuí foram cenário para as atividades de orientação nutricional realizadas pela Unijui, como a Praça da República e a Estratégia Saúde da Família, no bairro Thomé de Souza. Além da abordagem junto à população dos temas sugeridos pelo CRN-2, aconteceu atividade dos acadêmicos no Estágio Integrado em Saúde Coletiva, com destaque para saúde bucal e alimentação, tapete sensorial e degustação de alimento sem sal ou açúcar. Todas as atividades foram divulgadas pela Coordenadora do Curso, Adriane Huth, na Rádio Unijui FM.
UNISC - O material impresso do CRN-2 sobre conservação de alimentos e rotulagem foi utilizado pela UNISC para orientação junto ao Serviço Integrado de Saúde. O público foi composto pela população em geral, além de professores e funcionários da universidade. A iniciativa foi replicada no Hospital Santa Cruz, com funcionários e nos postos de enfermagem.
Unisinos - O Curso de Nutrição da Unisinos integrou a ação com oficinas de preparações com Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs e orientações sobre rotulagem de produtos. Os trabalhos, que aconteceram no campus São Leopoldo, foram coordenados pela professora Signorá Peres Konrath.
UPF - Preparar os próprios alimentos, consumir mais frutas, verduras e legumes, diminuir o consumo de alimentos industrializados foram alguns dos destaques que o curso de Nutrição, da Universidade de Passo Fundo, escolheu para celebrar a data. A Praça Teixeirinha foi palco para uma ação de promoção da saúde por meio da alimentação segura. Destaques para orientações à comunidade sobre o armazenamento adequado de alimentos, a rotulagem nutricional e o Guia Alimentar para a População Brasileira, com a utilização de alimentos in natura e minimamente processados.
URI - Campus Frederico Westphalen - O Curso de Nutrição da URI, Campus Frederico Westphalen, celebrou a data com uma atividade acadêmica. Os alunos prestaram esclarecimentos sobre conservação de alimentos para pacientes do ambulatório de Nutrição e acadêmicos de todos os semestres do curso
URI Campus Erechim - A importância do alimento seguro para a saúde da população foi uma das abordagens destacadas pelos acadêmicos do curso de Nutrição da URI Erechim, no dia 31 de março. A Feira do Produtor foi a opção da instituição para realizar uma ação educativa, informando às pessoas sobre a correta conservação de alimentos na geladeira e leitura de rótulos dos produtos. A comunidade recebeu orientações para escolhas de produtos saudáveis, indispensáveis para a promoção e manutenção da saúde.
Escola Técnica João de Cézaro - As nutricionistas Paula dos Santos e Cristina Gris ministraram palestra sobre "Alimentação e Sustentabilidade” na Escola Técnica João de Cesaro. Os materiais do CRN-2 foram distribuídos para os participantes.
Diversos veículos do estado divulgaram as iniciativas do CRN-2 e parceiros. Destacam-se:
- Click RBS: Nutricionistas fazem ação para alertar sobre riscos da contaminação alimentar
- Portal SIS Saúde – Bourbon Shopping Wallig sedia ação do Conselho Regional de Nutricionistas
- Portal do Consumidor RS - Bourbon Shopping Wallig sedia ação do Conselho Regional de Nutricionistas ()
- Rádio Nova Prata - Conselheiro do CRN-2 Paulo César da Silva, falou sobre a importância da alimentação adequada e saudável.
- Diário da Manhã – Passo Fundo – Desembalar menos, descascar mais.