Novo vídeo no ar: Prevenir a obesidade infantil
Data de Publicação: 10 de março de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Redenutri
Para dar início à discussão deste mês sobre obesidade infantil, a RedeNutri divulga o vídeo "Prevenir a obesidade infantil" elaborado pela Rede Nacional Primeira infância.
Quase 10% das crianças na América Latina estão obesas, e a obesidade infantil é uma doença grave, com elevada possibilidade de persistência na vida adulta, além de estar associada a outras doenças não transmissíveis, ainda em idades precoces.
O vídeo apresenta as principais causas da obesidade infantil e os riscos à saúde, além de dicas para prevenir e tratar essa doença, desde o pré-natal adequado, passando pelo incentivo à amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida e amamentação complementada até pelo menos os dois anos de idade, o uso controlado e videogames e eletrônicos, fazer as refeições à mesa e consumir alimentos naturais, praticar exercícios físicos regulares e brincar ao ar livre.
É importante lembrar que a obesidade infantil é um problema multifatorial e complexo, causada por diversos fatores, dentre eles podemos citar a influência negativa da mídia, por meio da propaganda de alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gordura direcionados à criança. Nesse sentido, percebe-se o ambiente social como sendo um dos fatores determinantes para o desenvolvimento da obesidade infantil.
Considerando a complexidade da obesidade infantil, as suas soluções também devem ser complexas e focadas em diversos componentes. Assim, além das formas para prevenir a obesidade infantil apresentadas no vídeo, podemos citar outras estratégias de prevenção que estão relacionadas à implementação de programas que incentivem a alimentação saudável e reduzam o consumo de alimentos não saudáveis e bebidas açucaradas por crianças, como por exemplo, através da taxação sobre as bebidas adoçadas e redução da propaganda de alimentos não saudáveis direcionada para crianças a fim de criar um ambiente alimentar saudável.
Para assistir o vídeo compelto, clique aqui.
Fique atento com as próximas novidades da RedeNutri sobre obesidade infantil.