Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Consulta pública para o Novo Código de Ética


Data de Publicação: 2 de março de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


consulta-publica-para-o-novo-codigo-de-etica

Nutricionista, não fique fora dessa! Muito menos você, estudante! Com a coordenação de algum professor do seu curso, participe desse grande fórum online para a elaboração do nosso novo Código de Ética e Conduta. Até o dia 25 de abril, todos os profissionais inscritos em seus CRN estão convidados a colaborar com mais esse processo de construção coletiva. O convite se estende aos futuros colegas e ao corpo docente das instituições de educação superior. Sua contribuição é fundamental para a análise crítica do pensar técnico e acadêmico que envolve a Nutrição e deve se refletir nesse novo texto.

Antes de começar a participar da Consulta Pública, sugerimos que confira abaixo a prévia do conteúdo proposto para compor o novo Código. Clique aqui!  Leia e reflita! Quanto mais opinião, melhor!

 

Para acessar a Consulta Pública: clique aqui

 

Caminhada – Em 2014, com o início do debate sobre a reformulação do atual Código de Ética do Nutricionista, o CFN convocou a categoria para participar diretamente dessa reforma. A proposta teve como objetivo incentivar o respeito aos princípios que formam a consciência profissional do nutricionista, levando essa doutrina ao ambiente de trabalho, para o dia a dia. Até agora, o processo de elaboração do novo código passou por várias etapas, como por exemplo, escuta direta dos profissionais, pesquisas no site, fóruns e reuniões regionais.

No último mês de outubro, mais uma ação foi realizada durante o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). A Comissão Especial do Código de Ética e Conduta dos Nutricionistas (Cecet) promoveu oficina sobre como lidar com os desafios éticos na contemporaneidade. Quarenta e quatro participantes de 13 estados, de todas as regiões do País, estiveram presentes para contribuir nessa discussão.

Ainda no Conbran, outro momento de debate foi realizado a fim de analisar o protagonismo das entidades de Nutrição nesse processo. Em uma das atividades da programação oficial do congresso, a Cecet também esteve representada para discutir os caminhos da ética na formação profissional. Na oportunidade, promoveu ampla reflexão sobre conduta, conflitos e critérios éticos a serem apresentados no decorrer da graduação dos futuros nutricionistas.

 

Mais participação – Com a realização da Consulta Pública, o novo código está prestes a ser finalizado. A previsão é que seja logo no primeiro semestre deste ano. Vale lembrar que essa é a última fase para a apresentação de sugestões. Acesse o portal CFN e dê logo a sua!

Para conhecimento, a Cecet recomenda a leitura do livro Contextos, conflitos e escolhas em Alimentação e Bioética, especialmente do capítulo que apresenta o processo de construção coletiva do novo Código de Ética e de Conduta. O conteúdo está no portal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná: pucpr.br/pucpressbioetica.


topo