Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

A Nutrição e o combate ao câncer


Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: INCA


a-nutricao-e-o-combate-ao-cancer

 Os casos de câncer no mundo chegaram a 20 milhões em 2016, sendo em 33% deles são evitáveis.  A comparação de 2014 para 2030 é de que aumentará em 50% os casos da doença, ou seja, eram 14 milhões e a estimativa é que chegue a 27 milhões de casos novos de câncer em 2030. 60% têm diagnóstico já em estado avançado. No Brasil, são 600 mil novos doentes por ano e já é a segunda causa de morte (dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer). A primeira é por doenças cardiovasculares. Os números impressionam e preocupam profissionais e autoridades de saúde.

    

   A nutricionista clínica e oncológica, Beatriz Pellin Moser CRN2-0701, primeira vice-presidente do IMAMA - Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, alerta que os casos estão crescendo muito. "Onde estamos errando?” questiona Beatriz, que é conselheira e coordenadora da Comissão de Ética do CRN-2.

 

   A Alimentação e a Nutrição têm um papel fundamental como fatores de proteção e de risco. "Já temos fortes evidências de que alguns alimentos serem responsáveis por alguns tipos de câncer” argumenta a nutricionista. Segundo o INCA, a alimentação corresponde a 35% dos fatores de risco para a doença.

Beatriz lembra que o atual Guia Alimentar para a População Brasileira já recomenda a que as pessoas evitem os alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas, fast food.  "Será que estamos dando a real atenção a estas recomendações/” indaga Beatriz.  Ela reconhece que a dieta usual, "normal da atualidade está adoecendo as pessoas".

 

   Outro risco à saúde humana, também alertado pelo INCA (ver aqui:), que tem relação a determinados tipos de câncer, é a exposição aos agrotóxicos. O movimento para a produção e consumo de alimentos orgânicos, vem crescendo, destaca a nutricionista. É mais um fator de proteção à doença. Ela salienta que "isto é muito bom para quem produz e para quem consome”.

 

   O Dia Mundial do Câncer – 4 de fevereiro - foi criado, conforme esclarece a primeira vice-presidente do IMAMA, para chamar a atenção da sociedade e estimular a mudança, "para nos falar de direitos e deveres como cidadãos, para alertar que cada profissional da área da saúde pode fazer algo em benefício da população leiga. Nós, profissionais que temos o alimento como instrumento de trabalho, podemos e devemos cumprir nosso juramento de valer-nos da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa”. A nutricionista sugere, ainda, considerar estas informações para "melhorar a nossa vida, e reverter as previsões. Somos parte importante nesta mudança”. E evidencia a frase de Hipócrates: "Faça do Alimento seu Medicamento”.


p5.png
p4.png
download.JPG

topo