Leve e refrescante, a água saborizada ganha espaço
Data de Publicação: 11 de janeiro de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Pesquisas vêm demonstrando, ao longo dos últimos anos, aumento do consumo de refrigerante e bebidas açucaradas. O IBGE constatou que, no período de 1978 a 2003, houve um incremento de 400% e estudos recentes demonstram aumento crescente no consumo deste grupo de bebidas. A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região, nutricionista Jacira Conceição dos Santos, destaca que este é um cenário indesejável no contexto de uma alimentação equilibrada. "O que é preocupante frente ao aumento de sobrepeso e obesidade na população, visto que representam um aporte calórico importante através da ingestão de açúcares que elevam a glicemia rapidamente”.
Com objetivo de substituir estas bebidas, principalmente em dias de calor, a água saborizada virou uma tendência e conquista, cada vez mais, espaço em casa, no escritório, na academia, e em qualquer lugar. Inúmeras são as combinações para esta opção saudável: frutas, hortaliças, ervas, especiarias, etc.
Muitas pessoas, em especial crianças e idosos, têm dificuldade em ingerir quantidades necessárias de água, por esquecimento ou baixa percepção da sede. A nutricionista Gianne Rockenbach de Azambuja, CRN-2 4155 (foto abaixo à esquerda), avalia que a preparação de águas saborizadas estimulam a ingestão de líquidos e contribuem para a hidratação adequada.
A nutricionista, que atua em Saúde Pública, na Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga, lembra que o Guia Alimentar para a População Brasileira enfatiza a importância da hidratação e recomenda em média dois litros de água ao dia, podendo variar de acordo com idade, atividade física e padrão da alimentação das pessoas.
A saborização da água consiste em se adicionar frutas, hortaliças, ervas e especiarias à água mineral ou filtrada, e deixar na geladeira por pelo menos uma hora, indica a nutricionista Gianne. Ela esclarece que, no verão, para a preparação da água saborizadas, os ingredientes que devem estar presentes são os que conferem sabores cítricos e aromáticos como o limão, gengibre (Zingiber officinale), hortelã (Mentha spp), majericão (ocimum basilicum), capim santo (Cymbopogon citratus), erva cidreira (Melissa officinalis), anis estrelado (Illicium verum), erva doce (Pimpinella anisum), funcho (Foeniculum vulgare), aipo (Apium graveolens), pepino (Cucumis sativus), poejo (Mentha pulegium). Também pode ser acrescentado pequenas quantidades de frutas diversas de verão que irão conferir beleza e o sabor doce às bebidas, aponta a nutricionista.
O nutricionista é o profissional que orienta de forma individualizada a correta ingestão de água, enfatiza a presidente do CRN-2 .
As nutricionistas evidenciam que muitas combinações podem ser feitas tendo o cuidado de utilizar produtos orgânicos e devidamente higienizados para o preparo. O resultado será uma bebida leve, atraente e refrescante.
Use a criatividade e tim-tim.