Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

MS informa que os profissionais da saúde estão em grupo prioritário para a vacinação


Data de Publicação: 15 de março de 2021
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


ms-informa-que-os-profissionais-da-saude-estao-em-grupo-prioritario-para-a-vacinacao

     A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (MS) publicou, em 12/02. Ofício referente às orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário "Trabalhadores da Saúde” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. O nutricionista e o TND estão elencados entre os trabalhadores da saúde integram um grupo prioritário para receber a imunização, assim como acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

     O documento destaca que TODOS os trabalhadores da saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador, em função de sua atividade, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade.

     O Ministério estabeleceu uma ordem de priorização conforme disponibilidade de doses, conforme segue:

1- Equipes de vacinação que estiverem envolvidas na vacinação;

2 - Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)  e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);

3 - Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;

4 - Demais trabalhadores de saúde.

     O MS ressalta, ainda, que as especificidades e particularidades regionais serão discutidas na esfera bipartite (Estado e Município), sendo facultados a estes a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local.

     O CRN-2, juntamente com a Câmara da Saúde, do Fórum-RS, está atento às decisões e à liberação desses lotes de vacina para os profissionais da saúde. O Conselho salienta que estará divulgando a todos, assim que o MS disponibilizar as vacinas.



Exibindo 1-1 de 1 item.

topo