Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Semana da Alimentação do RS 2016 terá como tema Leguminosas


Data de Publicação: 15 de setembro de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


semana-da-alimentacao-do-rs-2016-tera-como-tema-leguminosas

"Leguminosas: Grãos nutritivos para um futuro sustentável” será o tema que dará continuidade ao assunto que a FAO escolheu para marcar o ano de 2016.

   A Semana da Alimentação, no Rio Grande do Sul, é uma celebração em torno do Dia Mundial da Alimentação, este instituído na data de 16 de outubro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). As atividades realizadas em todo o Estado durante a Semana proporcionam espaços de informação, estudo, diálogo, apresentações de temáticas, encaminhamentos e incentivos a ações concretas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
   Este ano, o evento é promovido de 10 a 16 de outubro em conjunto pelo Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2), Ação da Cidadania RS, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-RS), Emater/RS-Ascar, Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FESANS RS) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Obedecendo ao rodízio anual entre as entidades promotoras, a Semana da Alimentação RS 2016 tem a coordenação do CRN-2.

Extensa agenda no RS
   Compõem a agenda da iniciativa, o lançamento da Semana - a ser realizado no dia 10/10, e a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - no dia 16/10, atividade que encerra oficialmente a programação. Além destes tradicionais eventos, inúmeros outros serão realizados em todo o Estado do RS, como feiras, palestras, oficinas, audiências públicas, seminários, debates e cursos, 
Os eventos têm propiciado crescimento na adesão e na atuação de pessoas e entidades civis e governamentais, especialmente no que tange ao acesso e qualidade dos alimentos e à educação alimentar.

Leguminosas: tema de 2016
   A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu o tema "Leguminosas: Grãos nutritivos para um futuro sustentável” com o objetivo de destacar os benefícios nutricionais destes grãos, sobretudo como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição. Também para incentivar atividades colaborativas com governos, empresas e organizações não governamentais para aumentar a consciência pública sobre estes alimentos.
   A FAO destaca que as leguminosas são grãos comestíveis de plantações que incluem feijões, ervilhas, soja, grão de bico, lentilhas, amendoim.  O grupo bastante diversificado que vem sendo ingerido pelos homens é cultivado por civilizações em todo o mundo por mais de 10 mil anos.  Elas representam uma vasta família de plantas, incluindo mais de 600 gêneros e mais de 13 mil espécies. Conhecida na língua espanhola como "Legumbres”, em inglês como "Pulse”, e no Brasil, leguminosas, são todas referencias de sementes (grãos) usadas para alimentar animais e humanos com poderes fabulosos em nutrir a crosta terrestre de matéria orgânica de fácil decomposição.

Hotsite
   O CRN-2 lançou o hotsite da Semana da Alimentação, um espaço que visa divulgar as atividades, inscrever os eventos, além de ser um veículo de integração entre os participantes da Semana. Nesta página, estarão disponíveis todas as informações e eventos desta iniciativa, assim como o calendário de evento e formulários eletrônicos para inscrições de eventos.


topo