CRN-2 aborda obesidade infantil na Tribuna Popular da AL
Data de Publicação: 14 de setembro de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Obesidade infantil na pauta da Tribuna Popular da AL
O Conselho Regional de Nutricionistas participou hoje, 14 de setembro, da Tribuna Popular da Assembleia Legislativa do RS. A Sessão foi coordenada pelo Deputado Adilson Troca, primeiro vice-presidente da Casa.
Com o objetivo de sensibilizar os deputados e demais participantes da plateia, a vice-presidente nutricionista Elba Funk apresentou o cenário da Obesidade Infantil no mundo, no Brasil e no RS. Destacou causas e consequências, considerando a magnitude do problema , para este grupo biológico. Alertou ainda para as graves patologias que se sucedem na evolução da Obesidade Infantil.
A vice-presidente destacou que o CRN-2 tem entre suas finalidades a defesa da sociedade no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Afirmou, também, que os nutricionistas são profissionais extremamente qualificados, prontos para atuar junto à comunidade escolar, em busca da promoção, prevenção e reabilitação da saúde infantil. Elba citou Lei Federal nº 11.947, de 16 de junho de 2009, a qual dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica. Ela frisou que esta legislação determina que caberá ao nutricionista a responsabilidade técnica pela Alimentação Escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos municípios e nas escolas federais .
Ou seja, segunda a vice-presidente, a legislação é clara, exige a presença deste profissional na alimentação escolar. "Mas, lamentavelmente, o Estado do RS não cumpre a referida Lei".
A vice-presidente foi enfática alertando que não existindo o nutricionista nestas equipes, a população de escolares fica desassistida, no que se refere aos seus direitos à saúde alimentar e nutricional.
Em nome do Conselho Regional de Nutricionistas, a conselheira vice-presidente solicitou aos deputados, especial atenção ao cumprimento desta Lei que garante a presença de nutricionistas como responsáveis pela alimentação dos escolares.
Também participou da solenidade, a conselheira secretária do CRN-2, Nut Rejane Fontoura.