Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

A relação do nutricionista com as redes sociais


Data de Publicação: 14 de setembro de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


a-relacao-do-nutricionista-com-as-redes-sociais

A nutricionista Raquel da Luz Dias foi a palestrante do evento

 A prática do nutricionista e sua relação com Ética, Mídias e Redes Sociais foi o tema do evento promovido pelo CRN-2, no dia 12 de setembro. O encontro, realizado em parceria com o Centro universitário Metodista IPA, contou com a participação da nutricionista Raquel da Luz Dias, professora da PUCRS.
   A mesa de abertura do evento, contou com as presenças das representantes do CRN-2, presidente Jacira Conceição dos Santos e Coordenadora da Comissão de Ética do CRN-2, Maria Beatriz Pelin Moser. Representaram o IPA, a reitora Anelise Coelho Nunes, a pastora Joseane Silvério e a coordenadora do Curso de Nutrição, Magda Ambros Cammerer.

Nuvem de palavras
   Qual o significado das redes sociais? Com este questionamento, Raquel Dias da Luz, iniciou sua apresentação e convidou os participantes a integrar uma atividade interativa utilizando espaço digital para formar uma "nuvem de palavras”. Comunicação foi a palavra mais utilizada pelos participantes, seguida de conhecimento, informação, conexão, entre tantas outras.
  
   A palestrante, que também é educadora física e possuiu doutorado em Medicina e Ciências da Saúde, abordou o imenso trânsito de informações no "Ciberespaço” que os especialistas chamam de "Segundo Dilúvio”. Citando Pierre Lévy, Raquel lembrou que este dilúvio não será seguido por nenhuma vazante. Devemos nos acostumar com essa profusão e desordem. A não ser por uma catástrofe natural, nenhuma grande reordenação nos levará à terra firme”.
A professora discorreu sobre como a Nutrição acompanhou estas mudanças. Raquel avaliou que estamos em um período em que as blogueiras que falam sobre vida saudável são sucesso na internet. A Nutrição precisa estar atenta a isso, avaliou. "Nas mídias, o usuário decide quem ele irá seguir, por isso é necessário se diferenciar e não se igualar a leigos e blogueiros”.

   Quanto ao que não postar na internet, a palestrante foi bastante específica: - depreciar outras profissões e/ou colega para qualificar seu próprio trabalho; - expor pacientes, ironizando dúvidas ou postando fotos de "antes e depois”; - fazer propaganda de consultório, método de atendimento, produtos ou marcas.
Raquel citou o sociólogo Zigmunt Bauman: "Muita gente usa as redes sociais não para unir, não para ampliar seus horizontes, mas ao contrário, para se fechar no que eu chamo de zonas de conforto, onde o único som que escutam é o eco de suas próprias vozes, onde o único que veem são os reflexos de suas próprias caras”. E finalizou sua apresentação lembrando da importância de seguir princípios éticos como:  beneficência, não-maleficência, justiça e autonomia.

   A Coordenadora da Comissão de Formação do CRN-2, nutricionista Elba Funk, também vice-presidente, finalizou o evento. Destacou que o CRN-2 está unindo esforços para valorizar o nutricionista e aproximá-lo do Conselho. "Para tanto, temos programado uma diversificada e qualificada agenda de ações, que vem se desenvolvendo, tanto no interior, quanto na capital.”

 


1.jpg
2.jpg
3.jpg
5.jpg 4.jpg
6.jpg 5.jpg

topo