Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Catálogo de indicações geográficas é lançado em Santa Catarina


Data de Publicação: 6 de setembro de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


catalogo-de-indicacoes-geograficas-e-lancado-em-santa-catarina

   A quinta edição do Catálogo de Indicações Geográficas Brasileiras foi lançada no dia 2 de setembro de 2016, em Florianópolis (SC), durante o 2º Seminário de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, promovido por Sebrae, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e Organização Mundial de Propriedade Industrial (Ompi). No palco, representantes do Sebrae e Inpi celebraram a inclusão de dez novas IG na publicação – o Brasil tem, atualmente, 49 registradas. Clique aqui para baixar a edição (arquivo PDF)
   "O catálogo representa o que o Brasil tem de mais bonito. Ele é ofertado a todos os chefes de estado que visitam o país, isso é um motivo de orgulho”, afirma Célio Cabral, gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, ao lado de Michele Copetti, diretora de marcas do Inpi, e do diretor-técnico do Sebrae em Santa Catarina, Anacleto Ortigara.
Desde a última edição da publicação, mais dez regiões foram reconhecidas: Abaíra (cachaça – BA); Mara Rosa (açafrão – GO); Pantanal (mel – MS/MT); Ortigueira (mel – PR); Maracaju (linguiça – MS); Carlópolis (goiaba – PR); Rio Negro (peixes ornamentais – AM); Piauí (cajuína – PI); Região das Lagoas Mundaú e Manguaba (bordado filé – AL); Farroupilha (espumante – RS). Além dessas, saiu o registro da Região do Pinhal (café – SP) no mês passado, que não pôde ser incluída em tempo hábil no catálogo.
   O 2º Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas realizou-se de 31 de julho a 02 de agosto. Como parte da programação do evento, empresários de todo o país que comercializam produtos de qualidade diferenciada participam de uma rodada de negócios com representantes das IG. O seminário também teve debates e apresentações de casos de sucesso, com a participação de especialistas no tema vindos de todo o Brasil e do exterior. 


topo