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Pesquisa comprova que banners com personagens de vegetais super heróis encorajam crianças a comer salada


Data de Publicação: 2 de agosto de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


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   Lanchonetes ou cantinas escolares que usam banners de vegetais como super heróis observam uma maior aceitabilidade de saladas, por parte das crianças, de acordo com novo estudo."É claro que a descoberta de que o Marketing funciona não é nova, o que é inovador é a implementação de estratégias de marketing no ambiente escolar, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis”, disse o autor da pesquisa Andrew S. Hanks da Universidade do Estado de Ohio, em Columbus, Estados Unidos.
   Hanks e demais pesquisadores testaram um programa de marketing em 10 escolas, com crianças entre 4 e 6 anos de idade. Cada uma dessas escolas, de forma aleatória, participou da pesquisa como grupo controle ou implementando as estratégias desenvolvida pelos pesquisadores. Todas as escolas mantiveram os serviços das lanchonetes normalmente, mas acrescentaram banners com vegetais como personagens, em torno do local onde a salada era servida. Outras escolas instalaram nas lanchonetes, televisões que passavam programas de educação alimentar e nutricional, nos quais os mesmos personagens dos banners eram protagonistas. E algumas escolas usaram as duas estratégias.
   Antes e durante o período da pesquisa, entre 6 a 8%das crianças das escolas que não participaram do programa, colocavam salada em seus pratos.  
   Nas escolas que apresentaram os programas nas televisões instaladas, entre 14% e 19% das crianças comeram vegetais. Nas escolas que usaram os banners, esse percentual aumentou de 13% para 24%.Já as escolas que usaram a televisão e os banners a porcentagem de crianças que colocou vegetais no prato, subiu de 10% para 35%.
   As meninas responderam positivamente para os programas de TV e banners, já os meninos responderam melhor ao uso apenas do banner, de acordo com os pesquisadores.
   "Provavelmente esse tipo de estratégia não é efetiva para adolescentes que poderiam considerar os vegetais com superpoderes infantis. Mas estratégias de marketing também podem usadas para influenciar positivamente adolescentes e adultos”, disse Hanks.
   O pesquisador achou importante ressaltar que a quantidade de vegetais consumida não foi analisada.
   O uso de anúncios é mais desafiador devido a dificuldade de encontrar bons lugares para instalar as televisões, mas colar banners ao redor do local onde as crianças serviam a salada é uma estratégia fácil e se mostrou mais efetiva, uma vez que esses banners eram vistos enquanto as crianças estavam se servindo.
   Se você está pensando em fazer alguma coisa, planeje bem a sua ação, disse Hanks. "Muitas vezes, programas de alimentação não são prioridade no ambiente escolar”. Famílias que queiram iniciar esse tipo de programa devem procurar conselhos locais de alimentação escolar ou algum outro órgão relacionado à saúde e ao bem estar.
   "Isso realmente mostra que se você sensibilizar e chamar a atenção para alimentos mais saudáveis, as crianças vão realmente escolhe-los,” disse Jennifer L. Harris, diretora das iniciativas de marketing do "Rudd Center for Food Policy and Obesity”, da Universidade de Connecticut, que não fez parte da pesquisa. "Os personagens fizeram a salada parecer uma atraente novidade.”
   Mas não está claro se o efeito dessa atividade é duradouro, segundo Harris. "Eu sei que muitas escolas estão buscando formas de tornar os vegetais mais atrativos, no sentido de fazer com que as crianças, pelo menos os experimentem”, disse Harris. "Essa é uma forma divertida de atingir esse objetivo”.


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