Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Empresas podem e devem oferecer cardápios saudáveis em eventos


Data de Publicação: 19 de julho de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


empresas-podem-e-devem-oferecer-cardapios-saudaveis-em-eventos

O MS lançou o Guia para a elaboração de refeições saudáveis em eventos. O objetivo é evitar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade que, muitas vezes, são provocadas por maus hábitos alimentares.

O Ministério da Saúde (MS) tem atuado de maneira incisiva para melhorar a alimentação da população brasileira. O objetivo é evitar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade que, muitas vezes, são provocadas por maus hábitos alimentares. Entretanto, o cuidado com a alimentação não fica restrito a casa ou ao ambiente familiar. A relação com a comida se estende ao ambiente de lazer e de trabalho e as mesmas diretrizes de alimentação com base em alimentos in natura ou minimamente processados devem ser seguidas.

Por isso, para orientar os responsáveis pelas organizações e os fornecedores de alimentação, o MS lançou o Guia para a elaboração de refeições saudáveis em eventos. A publicação apresenta dicas de como oferecer cardápios com alimentos que promovam a saúde dos trabalhadores e demais participantes dos serviços de coffee break e similares. A analista técnica de políticas sociais da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do MS, Bruna Pitasi, explica que o programa busca promover ambientes mais saudáveis e isso inclui todos os espaços de convivência: "O ambiente de trabalho deve mais do que incentivar, mas também garantir o acesso a alimentos saudáveis. Isso contribui para que haja uma mudança de hábito”.

Segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2015, 53,9% da população estão acima do peso ideal e 18,9% são obesas. Na verdade, esses índices revelam o tipo de alimentação do brasileiro, que denunciam o excesso de consumo de alimentos ultraprocessados (produtos industrializados), como: biscoitos, macarrão instantâneo, refrigerantes, embutidos, doces, entre outros.

Dentro do Guia é possível encontrar indicações de como escolher o melhor serviço de alimentação para o evento, como selecionar a empresa ideal, que tipo de comida priorizar e o que evitar, além de cuidados com restrições alimentares de participantes do evento.


topo