Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 prestigia TNDs com Concurso Fotográfico


Data de Publicação: 28 de junho de 2016
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


crn-2-prestigia-tnds-com-concurso-fotografico

Urzsula e Milka recebem os troféus no dia do Técnico em Nutrição e Dietética.

   O CRN-2 realizou, nesta segunda-feira, 27 de junho, dia do Técnico em Nutrição e Dietética, a solenidade de entrega dos troféus para as vencedoras do concurso fotográfico #orgulhoTND. As técnicas em Nutrição e Dietética Urzsula Dausacker e Milka Nunes Ambos, conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares no Concurso Fotográfico #orgulhotnd.

   A iniciativa, lançada no mês de maio, tem por finalidade incentivar o profissional, através da fotografia, a divulgar sua atuação e, ainda, reconhecer e dar visibilidade ao TND e à sua carreira. O resultado do concurso foi anunciado no dia 22 de junho.

   Participaram da solenidade, a diretoria do CRN-2, Jacira Conceição dos Santos, presidente; Elba Teresinha Funck, vice-presidente; Luciana Titze Hessel, tesoureira; Rejane Fontoura, secretária; e as conselheiras Helena Gorziza, coordenadora da Comissão de Comunicação; Glaube Riegel, Angelita Laipelt Matias e Maria Alice Lantmann.

   A presidente do CRN-2 parabenizou as vencedoras e ressaltou que o objetivo do concurso é de divulgar a atuação do TND. Jacira lembrou que a iniciativa ocorre em outros Conselhos Regionais do país, demonstrando a importância do técnico para o Sistema CFN/CRN. A vice-presidente, Elba Funk destacou esta ação como uma forma de aproximação entre o Regional e os TNDs. As conselheiras presentes salientaram o trabalho conjunto do nutricionista e do técnico para a segurança e qualidade dos alimentos ofertados.

   Para avaliar e definir os vencedores, conforme regulamento do concurso, foi constituída uma Comissão Julgadora, formada por integrantes da diretoria e da Comissão de Comunicação (CCom) do CRN-2. Integraram o julgamento, a conselheira Luciana Martins Titze Hessel, diretora tesoureira; e os conselheiros da CCom, Helena Gorziza, coordenadora; e Paulo César da Silva. Também participou desta Comissão, a assessora de comunicação, Janice Benck.

  Veja imagens da solenidade no link "Galeria de fotos".

 

Vencedoras evidenciaram a importância do concurso

   As técnicas consideraram muito importante este concurso, pois divulga um trabalho qualificado que vai do planejamento à execução das atividades específicas do TND. As duas profissionais participaram de uma entrevista realizada pelo CRN-2 e ressaltaram o quanto foi importante para elas este estímulo e a consequente participação no concurso.

 

Urzsula Dausacker - 1º lugar

CRN-2 - O que a levou a escolher a profissão de TND?

Urzsula - Sempre gostei da área da Nutrição. Aos doze anos de idade já havia decidido qual carreira seguir. Os planos incluíam cursar o TND, trabalhar um tempo na área e, após, entrar na graduação.

Em que área você atua?

Alimentação Coletiva, na Padaria e Confeitaria Fröhlich, em Viamão.

Quais as atividades que desenvolve em seu local de trabalho?

Minha atuação vai desde o treinamento de equipe, admissional e periódico, supervisão das ações de Boas Práticas, elaboração e manutenção de Fichas Técnicas de Preparação e a partir desta, cálculo do custo de venda e rotulagem, elaboração e manutenção dos Procedimentos Operacionais Padrão e Instruções de Trabalho, contato com empresa de controle de pragas, análise sensorial dos produtos, entre outras.

Qual a importância da participação do TND na equipe de trabalho?

Promover o acesso à informação, mostrar a responsabilidade que cada colaborador tem em executar as ações de acordo com as legislações sanitárias vigentes e a importância desse papel para a oferta de alimentos seguros.

Como você avalia a inserção do TND no mundo do trabalho?

Acredito ainda ser pequena. Conheço diversos colegas que, infelizmente, foram atuar em outras áreas. Acredito, entretanto, que exista campo de trabalho, mas muitas empresas não percebem a manipulação de alimentos, e todos os processos envolvidos, como prioridade, como ação de prevenção e de saúde.

Qual o papel do TND na segurança dos alimentos?

A segurança dos alimentos não compreende apenas a qualidade sanitária, em padrões microbiológicos, mas também o quão saudável é o produto. Acredito que o TND deve atentar, também, para a qualidade do alimento no sentido nutricional, a partir da utilização de ingredientes minimamente processados e, se possível, com algum outro valor nutricional agregado, como os integrais, por exemplo.

 Qual a sua opinião sobre o Concurso #orgulhotnd do CRN-2?

 Ótimo espaço aberto para o TND mostrar a sua participação como profissional de saúde, independente do setor de atuação.

 


Milka Nunes Ambos - 2º lugar

CRN-2 - O que a levou a escolher a profissão de TND?

Milka - Logo que terminei o ensino médio, estava indecisa por qual curso optar. Então surgiu o curso de técnico em nutrição e dietética, o qual me identifiquei muito.

Em que área você atua?

Atuo na produção de uma conceituada Confeitaria.

Quais as atividades que desenvolve em seu local de trabalho?

 Supervisiono o processo de produção desde o recebimento até a distribuição dos alimentos, verificando condições de ambiente, equipamento e produtos (in natura e preparados).

Avalio as características sensoriais dos alimentos preparados de acordo com o padrão de identidade e qualidade estabelecido.
Monitoro as atividades de higienização dos alimentos, ambiente, equipamentos e utensílios, visando preservação e segurança dos alimentos.
Abasteço planilhas de controle de temperatura, controle de produção, vendas e desperdícios.
Oriento funcionários para o uso correto de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) correspondente as atividades. Também oriento quanto ao descarte adequado do lixo, separando-os em lixeiras apropriadas e identificadas.
Participo de treinamentos sobre higiene pessoal, atendimento ao cliente, palestras e cursos de liderança e de Boas Práticas para manipuladores.
Auxilio os nutricionistas no controle periódico dos trabalhos executados na empresa.
 Qual a importância da participação do TND na equipe de trabalho?

Este profissional pode organizar e padronizar uma equipe, informando sobre os perigos da contaminação dos alimentos por micro-organismos patogênicos, sobre padrões de sabor e apresentação dos produtos. Assim, a empresa pode oferecer um alimento seguro e saboroso aos seus clientes.

Como você avalia a inserção do TND no mundo do trabalho?

Muitas empresas não conhecem a atuação deste profissional. Existe campo, mas mal explorado. Alguns TNDs acabam desistindo diante da dificuldade de ser inserido no mercado de trabalho. Acredito que, com divulgação constante dos CRNs, como esse concurso, que está sendo ótimo, e também interesse do profissional em estar sempre atualizado, conseguiremos mais vagas de trabalho.

Qual o papel do TND na segurança dos alimentos?

Orientar os manipuladores a seguir corretamente as normas da Anvisa de fabricação dos alimentos, para que estes levem saúde e não doença aos indivíduos. O profissional deve, também, atuar pela implantação de um ambiente apropriado de fabricação e de manipulação e por matéria prima de qualidade.

 Qual a sua opinião sobre o Concurso #orgulhotnd do CRN-2?

 Importante para divulgação da profissão. Muito motivador, pois mobiliza também a empresa a divulgar o Técnico e demonstrar seu valor dentro da área em que atua.

Gostei muito de ter participado desse concurso. Agradeço pela acolhida do CRN-2 e também ao apoio da minha empresa. Muito obrigada a todos.


topo