8 de Abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer
Data de Publicação: 8 de abril de 2022
Crédito da Matéria: Vanessa da Silva Alves
Fotos: Arquivo pessoal
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer é considerado um dos maiores problemas de saúde pública. A incidência do câncer continua aumentando em todo o mundo devido ao envelhecimento e aumento da população, além da mudança dos fatores de risco, principalmente aos associados ao desenvolvimento socioeconômico. Estima-se que ocorram 625 mil casos novos de câncer no Brasil durante o triênio 2020-2022, sendo o Rio Grande do Sul responsável por 23,4% dos casos, a terceira maior incidência no país (Instituto Nacional do Câncer, 2020).
Estudos têm demonstrado que a alimentação e o estilo de vida têm papel importante desde a prevenção até o tratamento e pós-tratamento do câncer.
Durante o tratamento oncológico, o paciente passa por diversas etapas que interferem na alimentação e, consequentemente, no estado nutricional. Nos períodos pré e pós-cirurgia, o acompanhamento com o Nutricionista é fundamental para que possa ser identificado o risco nutricional e seja realizado o manejo frente às complicações cirúrgicas. Como exemplo, pacientes que realizam gastrectomia pelo câncer, frequentemente têm desnutrição e o paciente precisa adaptar a consistência dos alimentos, fracionamento das refeições e necessita de suporte nutricional (suplementos, sonda).
A perda de peso, desnutrição e alterações metabólicas ocorrem com frequência em pacientes com câncer, podendo surgir antes mesmo do inicio do tratamento. Além disso, podem prejudicar a evolução do tratamento (cirurgia, quimioterapia e radioterapia), devido à associação com maiores efeitos adversos, à redução da resposta ao tratamento e à qualidade de vida. Como consequência, ocorre a diminuição das possibilidades terapêuticas, comprometendo a sobrevida.
Estes pacientes podem apresentar sintomas que diminuem a aceitação da alimentação, contribuindo para o déficit calórico e nutricional, com consequente aumento no risco de complicações. Sintomas como náuseas, perda do apetite, alteração da deglutição e do paladar dificultam a alimentação. Para amenizar esses sintomas e ajudar na melhor tolerância ao tratamento, o aconselhamento nutricional é fundamental.
Por meio da avaliação nutricional, é possível identificar os pacientes que estão em risco de desnutrição e, assim, determinar a intervenção nutricional adequada. O Nutricionista é o profissional responsável por realizar essa avaliação, definir o diagnóstico e a intervenção nutricional.
Somado a isso, estudos têm demonstrado que a intervenção nutricional é eficaz e pode melhorar os desfechos clínicos em pacientes com câncer em quimioterapia e radioterapia (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, 2019). A alimentação e a nutrição são determinantes do sucesso do tratamento oncológico.
Recentemente, as recomendações para a prevenção do câncer através da alimentação, controle do peso e atividade física foram atualizadas pelo INCA.
Recomendações para a prevenção do câncer ( INCA, 2020), que também são destinadas aos pacientes durante e após o tratamento:
1. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas e fast food;
2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas;
3. Faça dos alimentos de origem vegetal a base da alimentação;
4. Limite o consumo de carne vermelha;
5. Evite o consumo de embutidos (presunto, salame, salsicha etc);
6. Evite o consumo de chimarrão muito quente;
7. Mantenha o peso saudável;
8. Seja fisicamente ativo como parte da rotina;
9. Não use suplementos alimentares de forma indiscriminada e sem acompanhamento nutricional;
10. Para as mães nutrizes: se puderem, amamentar o bebê;
11. Se puder, procure seguir essas recomendações após o diagnóstico do câncer.
Quer prevenir o câncer ou necessita de orientação sobre a alimentação durante e após o tratamento oncológico?
Procure um Nutricionista! Este é o profissional habilitado para realizar o acompanhamento e a orientação individualizada.
Vanessa da Silva Alves
CRN-2 9273
Nutricionista pela UFRGS (2009/2)
Mestre em Ciências Cirúrgicas pela UFRGS (2011)
Residência em Oncologia e Hematologia pelo Grupo Hospitalar Conceição (2017)
Atualmente, atua como Nutricionista Assistencial no Centro de Oncologia e na EMTN do Hospital Moinhos de Vento. Membro do Grupo Nutrionco (@gruponutrionco)
Experiência em Nutrição Clínica, Oncologia e Docência.