Notícias

Fortalecer a amamentação é o tema da Semana do Aleitamento Materno no RS


Data de Publicação: 27 de julho de 2022


fortalecer-a-amamentacao-e-o-tema-da-semana-do-aleitamento-materno-no-rs

     O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. Com esta diretriz, a WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) promove a World Breastfeeding Week (Semana Mundial do Aleitamento Materno).

     A campanha deste ano, que tem como tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, reforça que este ato promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a família. Destaca, ainda, que a pandemia de COVID-19 ampliou e aprofundou as desigualdades, levando mais pessoas à insegurança alimentar. As regras de distanciamento físico signicaram menos contatos para alguns pais, resultando em menos conhecimento e menos oportunidades para aconselhamento em amamentação.

    É preciso reverter este panorama, melhorando a educação e aumentando a capacidade de todos os protagonistas que trabalham por esta causa para restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo.

     No Rio Grande do Sul, entre as ações que visam de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, estão os Seminários Estaduais da Semana Mundial da Amamentação e da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Estes eventos, já estão consolidados no calendário do Agosto Dourado – referência ao leite materno como alimento "padrão ouro" para os bebês.

Semana Estadual da Amamentação 2022

     Uma programação especial, toda online, será realizada nos dias 2 e 3 de agosto de 2022. Promovida pela Secretaria da Saúde do RS, com apoio do Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, contará com palestrantes nutricionistas e de outras áreas da saúde, com expertise no tema (veja programação abaixo).

     Os eventos serão transmitidos pelo Youtube do CRN-2. Acesse AQUI

     O XIV Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação acontece no dia 2 de agosto, das 13h30min às 17h. Já no dia 3 de agosto, das 9h às 12h, ocorre o IX Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil.

    As inscrições serão realizadas separadamente para cada evento. Os certificados serão disponibilizados somente para quem fizer a inscrição.

Link para as inscrições:

XIV Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação - AQUI

IX Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil - AQUI

Transmissão:
Canal do Youtube do CRN-2

 

PROGRAMAÇÃO

XIV Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação

Data: 2 de agosto

13h30min - Abertura Oficial da Semana Mundial do Aleitamento Materno – AGOSTO DOURADO (SES, SMS, CRN-2)

14h Palestra -  “Amamentação sob a ótica dos bebês: entre leite e deleite” - Palestrante: Drª Ludmila Tavares Costa Ercolin, Odontóloga e Doutora pela Unicamp

15h Palestra - “Postos de Coleta de Leite Humano - uma Rede a serviço da Vida” - Palestrante: Drª Maria José Guardia Mattar - Médica Pediatra e Neonatologista

16h -Relatos de Experiências em Banco de Leite Humano (BLH)

  •  Uma conquista em meio à adversidade - Graziela Zortea – Nutricionista Banco de Leite Humano AMA Tacchini do Hospital Tacchini - Bento Gonçalves
  •  Estratégias para captação de leite humano em BLH – Angelita Laipett Matias – Nutricionista Responsável pelo Banco de Leite Humano do Hospital Presidente Vargas - Porto Alegre

17h – Encerramento

 

IX Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil

Data: 3 de agosto

9h - Apresentação dos vídeos “Promovendo a alimentação saudável na escola e na comunidade” - Realização do Núcleo Rio Grande do Sul, da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

9h30min Palestra - “Potencialidades da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na reversão do cenário da obesidade infantil” -  Marília Barreto Pessoa Lima Rodrigues - Nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / CGAN/MS

10h30min - Iniciativas de Apoio à Amamentação e Alimentação Complementar

  • Visita Domiciliar para incentivo ao aleitamento materno - Clarice Borges – Nutricionista do Município de Ibirubá
  • Introdução alimentar: como orientar a família nesse processo – Fabíola Andriola – Nutricionista do Município de Taquara
  • Crescer Saudável na prática: amamentação e hortaS nas escolas de educação infantil de Porto Alegre – Cíntia dos Santos Costa – Nutricionista do Município de Porto Alegre.

12h Encerramento