CRN-2 reúne nutricionistas para debater o papel dos profissionais na promoção da saúde e combate à fome
Data de Publicação: 5 de setembro de 2022
Nutricionistas estiveram reunidos neste sábado, dia 3 de setembro, para debater o papel destes profissionais como promotores de saúde no combate à fome. O evento trouxe importantes debates e contribuições na atual conjuntura da volta do Brasil ao mapa da fome. A insegurança alimentar, pode se manifestar de diversas formas, com doenças associadas à má alimentação, à fome e ao consumo de alimentos que não são seguros e, portanto, prejudiciais à saúde e o nutricionista não poderia ficar de fora deste debate.
MESA DE ABERTURA
O Seminário “Papel do nutricionista como promotor de saúde no combate à fome”, promovido pelo CRN-2 para marcar o Dia do Nutricionista 2022, contou com o apoio da Agan, do Sinurgs e da Fadergs. Representaram estas instituições, na mesa de abertura, a vice-presidente do CRN-2, Ana Luiza Scarparo; a presidente do Sinurgs, Maria Terezinha Govinatzki; a representante da Agan, Kátia Petry, e a educadora Franciele Fontana, Gerente da Unidade Centro da FADERGS. Também prestigiou a mesa de abertura, a conselheira federal, Ivete Barbisan, representando o Conselho Federal de Nutricionistas.
A iniciativa foi bastante concorrida e reuniu 121 profissionais e acadêmicos em Nutrição.
O NUTRICIONISTA E AS POLÍTICAS DE SAN
Os palestrantes, com domínio nos temas apresentados, transmitiram muitos conhecimentos com suas práticas profissionais. Os convidados destacaram que os nutricionistas precisam ser protagonistas neste cenário, pois têm em seu cotidiano o foco na garantia do direito humano à alimentação adequada e segura. Também ressaltaram que a segurança alimentar e nutricional vai muito além da oferta de alimento, e que os profissionais, independente da área de atuação, precisam estar atentos às políticas públicas que envolvem a alimentação, desde a sua produção até a garantia do acesso. Foi também, uma oportunidade para expandir o conhecimento dos futuros profissionais e dar a eles estruturas sobre o papel social do nutricionista, bastante evidenciado nas palestras.
A conselheira do CRN-2, Ana Lúcia Serafim, coordenou o cerimonial do evento. Na parte da manhã, a palestra de abertura “O nutricionista e o desenvolvimento das políticas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)” foi ministrada pela nutricionista Cristina Fabian. Na sequência, aconteceu a Mesa Redonda: O trabalho do nutricionista nas políticas de SAN, com as participações das nutricionistas Samanta Sparremberger Desidério que abordou a Alimentação escolar / PNAE; Anelise Siviero Ribeiro, que destacou a Assistência social e Restaurante popular; Adriana Lockmann, que discorreu sobre o Banco de Alimentos; e Ana Mattos, que contou com a colaboração da voluntária da Cozinha da Azenha, Claudia Ávila, para refletir sobre a Cozinha comunitária. A conselheira Patrícia Fogaça foi a mediadora da mesa redonda.
No período da tarde, os focos das palestras foram para a Sustentabilidade na produção de alimentos, apresentada pela nutricionista Ana Paula Bandeira; as Hortas Urbanas, ministrada pela nutricionista Lisandrea Caetano; as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC), exposta pela nutricionista Irany Arteche; e o Guia da Anvisa sobre doação de alimentos que ficou sob a responsabilidade da nutricionista Patrícia Scheffer.
DOAÇÃO DE ALIMENTOS E DE MUDAS DE PANC
Foi realizada uma confraternização após o evento com um lanche saudável e também foram doadas mudas da PANC Ora-pro-nóbis, com orientações para cultivo e consumo.
O evento foi gratuito e os participantes foram convidados a colaborar com a doação de 1kg de alimento não perecível, que foi doado para a Cozinha Comunitária da Azenha. Ao todo, foram 121 quilos de diversos alimentos que, com certeza, contribuíram para amenizar a fome de muitas pessoas atendidas pela organização.
Atenção: para obter o certificado é necessário preencher a avaliação do evento. Acesse aqui
Os certificados para os participantes presenciais (que assinaram a lista de presenças e avaliaram o evento) estarão disponíveis a partir do dia 10 de setembro. Acesse aqui.
As palestras estão disponíveis no Canal do YouTube do CRN-2 e podem ser acessadas por meio dos links: Turno da manhã: Acesse aqui e turno da tarde Acesse aqui.
Caso você tenha participado e não tenha realizado a inscrição, precisará inserir seus dados no formulário: Acesse aqui.
A Comissão de Comunicação do CRN-2 agradece aos palestrantes que contribuíram para o sucesso do evento e a todos os participantes presenciais e que acompanharam pelo YouTube
Acesse, abaixo, as imagens dos principais momentos do Seminário.