Notícias

Lançamento da Semana da Alimentação RS - 2022


Data de Publicação: 26 de setembro de 2022


lancamento-da-semana-da-alimentacao-rs-2022

A Feira Ecológica do Bom Fim acolheu neste sábado, dia 24 de setembro, o lançamento da 20ª Semana da Alimentação RS – 2022.

Este ano a Semana, que tem como tema “Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no enfrentamento da fome e na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, retorna com atividades realizadas de modo presencial, de 10 a 16 de outubro de 2022, em todo o Estado do Rio Grande do Sul. A promoção é do Fesans (que , em 2022,coordena a Semana), do CRN-2, do Consea-RS, da Emater-Ascar e do Governo do Estado do RS.

Distribuição de mudas

Os promotores realizaram uma atividade educativa, utilizando mudas de temperos para sensibilizar o público para a temática e para a importância de todo o sistema alimentar, o qual envolve os processos relacionados à alimentação - desde a produção, o processamento e a distribuição de um alimento, até sua preparação e consumo. As mudas serviram como ferramenta para mostrar como é possível implementar hortas residenciais, que podem iniciar pelos temperos, em pequenos espaços ou vasos. Também, foram distribuídos marcadores de livros,  contendo o QR Code da programação da Semana da Alimentação.

Associado a isso, as orientações  contribuíram para sinalizar o quanto é fundamental o papel  do nutricionista quando o assunto é alimentação saudável e adequada. Salientou-se a importância do uso de temperos nas preparações, favorecendo a redução do consumo de sal pela população.

Desta forma, a iniciativa buscou chamar a atenção dos participantes da Feira para a importância dos cuidados com a saúde, a qualidade de vida e ainda, o hábito de utilizar produtos saudáveis na alimentação.

Representantes das instituições promotoras, Lisete Griebeler Souza – Fesans, Ana Lúcia Serafim – CRN-2, Eliane Pereira Brochet e Melissa Bargmann – Consea-RS e Leila Ghizzoni – Emater-Ascar realizaram a  distribuição das mudas, convidando o público da Feira para as atividades da Semana.

Também participaram, as representantes da Agan (apoiadora do evento) Lúcia Carraro e Noris Borba dos Reis e a assessora de comunicação do CRN-2, Janice Benck.

Dia Mundial da Alimentação

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul é uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, instituído em 16 de outubro, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). 
Nesta edição da Semana da Alimentação RS o objetivo é discutir o sistema alimentar atual e quais os seus impactos na insegurança alimentar que vivemos, promovendo o debate para buscar alternativas viáveis e sustentáveis para a sociedade e o meio ambiente.

Com a flexibilização dos protocolos de segurança em função da Pandemia de Covid-19, os promotores da Semana optaram por atividades on-line e presenciais.

Fazem parte do programa oficial:

  • Abertura da Semana – Dia 11/10 (terça-feira) – às 9h30min – Auditório do IPA
  • Praça de SAN versão on-line – Dia 15/10 (sábado)
  • Praça de SAN versão presencial - Dia 16/10 (domingo), no Parque da Redenção.

As atividades realizadas procuram oportunizar uma reflexão sobre as realidades políticas, sociais e econômicas da atualidade, e este ano, a intenção é aprofundar debates sobre o aumento das situações de insegurança alimentar e nutricional, agravadas em decorrência da pandemia, bem como estratégias e ações integradas no enfrentamento a esse cenário.

As entidades, públicas e privadas, interessadas em participar da Programação da Semana da Alimentação 2022, poderão propor projetos e atividades como:
rodas de conversas; seminários; feiras; ações culturais; mostras; lives ou webinares; entre outras.

As atividades terão o propósito de refletir e debater sobre as questões relacionadas ao tema da Semana. Ações de combate à fome, políticas públicas voltadas para garantia do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (DHANA) e promoção de uma alimentação adequada e saudável são temas importantes a serem discutidos na Semana da Alimentação RS.

A participação das instituições pode ocorrer de duas formas:

  • 1) Atividades autogestionadas
    - Propostas e realizadas pela própria instituição/entidade, presencial ou virtual, durante a Semana, de 10 a 16 de outubro e em função do Dia Internacional da Alimentação. A(s) atividade(s) será(ão) incluída(s) e divulgada(s) na programação da Semana da Alimentação RS, nas redes sociais;
    Link para inscrição da atividade: https://bit.ly/3dQJO3K
  • 2) Atividade na Praça de SAN:
    - Ação virtual - Uma atividade curta, de aproximadamente 20 a 30 minutos, na modalidade on-line, para ser transmitida durante a praça de SAN, que ocorrerá ao longo do dia 15 de outubro (sábado).
    Link para inscrição da atividade: https://bit.ly/3pGgeAz

    - Ação presencial – Serão ações para serem realizadas durante a Praça de SAN, no Parque da Redenção, que ocorrerá ao longo do dia 16 de outubro (domingo).
    Link para inscrição da atividade: https://bit.ly/3pGgeAz

Você quer apoiar e promover ações na Semana? Acessem o site: AQUI.

Acesse, abaixo, algumas imagens da ação.




IMG_4943.jpg
IMG_4939.jpg
IMG_4936.jpg
IMG_4945.jpg
IMG_4946.jpg
IMG_4948.jpg
IMG_4952.jpg
IMG_4949.jpg
IMG_4960.jpg
IMG_4963.jpg
IMG_4969.jpg
IMG_4974.jpg
IMG_4975.jpg
IMG_4977.jpg
IMG_4981.jpg