Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 mobiliza bancada gaúcha por apoio à Frente Parlamentar em Defesa do Profissional Nutricionista


Data de Publicação: 28 de março de 2023
Fotos: Sergio Lima


crn-2-mobiliza-bancada-gaucha-por-apoio-a-frente-parlamentar-em-defesa-do-profissional-nutricionista

A fome e a insegurança alimentar voltaram a ser realidade no Brasil nos últimos anos. Conforme a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de brasileiros não tinham acesso à alimentação adequada, básica para manutenção da saúde, e mais de 50% da população vivia com algum grau de insegurança alimentar no ano de 2022.

Por isso, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Profissional Nutricionista. A iniciativa tem o apoio do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2). Para que a Frente seja criada, são necessárias as assinaturas de pelo menos 198 parlamentares. Para promover a Frente Parlamentar, o CRN-2 tem feito um chamamento público através das suas redes sociais para que os parlamentares gaúchos adiram à iniciativa.

O objetivo da Frente é, sobretudo, a promoção e a recuperação da saúde humana e da segurança alimentar (SAN). No cenário de enfrentamento à fome e promoção da SAN, o papel dos profissionais nutricionistas ganha ainda mais relevância.

É sempre importante lembrar que a alimentação adequada é um direito humano (DHAA) e um direito constitucional no Brasil, garantido através da emenda constitucional 64/2010 que declara a alimentação como direito social: são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.


topo