Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 participa do lançamento do I Festival de Gastronomia do RS


Data de Publicação: 30 de maio de 2013
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Portal do Estado do RS


O Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região participou da cerimônia de lançamento do 1º Festival de Gastronomia RS, que aconteceu no dia 28 de maio, no Palácio Piratini. O CRN-2, que integra o Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional desta iniciativa, foi representado, na ocasião, pela conselheira tesoureira Lúcia Carraro.

 O governador Tarso Genro lançou oficialmente o 1º Festival de Gastronomia RS, na noite desta terça-feira (28), no Palácio Piratini. O evento contou com a presença de secretários de estado, copromotores, autoridades e convidados. O festival acontece entre os dias 25 e 30 de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, e é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Casa Civil - por meio do GT em Gastronomia Regional - promoção da Associação dos Amigos da Tradição e Folclore (AATF).

A presidente da Comissão Organizadora do 1º Festival de Gastronomia RS, Jussara Dutra, ressaltou a importância das mais de 60 entidades parceiras, que estão contribuindo com a execução e organização da primeira edição do evento. "Essa é uma construção coletiva que valoriza a destaca a culinária gaúcha", frisou. Jussara enfatizou que o festival é a oportunidade de mostrar que a gastronomia do Estado é rica, diversa e que promove o desenvolvimento, o turismo e a cultura.

Ela explica que entre as metas do evento está a aproximação das escolas de gastronomia, estudantes, chefe de cozinha e cozinheiros profissionais dos produtores de todo o RS e, com isso, criar a consciência da importância do uso dos produtos regionais. "Talvez essa seja a primeira vez que a culinária do RS chega nesse lugar de destaque", disse.

A secretária adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, falou que o festival de Gastronomia cumpre o conceito de construção de políticas públicas de forma transversal. "Assim impulsionamos cada vez mais essa forma de construir políticas de Estado". Mari acredita que divulgar a gastronomia é difundir a base do cultivo e a história do RS.

O secretário em exercício da Agricultura, Claudio Fioreze, falou que a realização do Festival de Gastronomia RS coroa o trabalho desenvolvido nas áreas da agricultura e pecuária. "A nossa produção é plural e assim incentivamos que o alimento produzido pelo homem do campo possa chegar ao consumidor final", salientou. Ele informou que o festival é um evento gastronômico, turístico, cultural que entra no calendário permanente do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. "Vamos realizar oito grandes eventos a cada ano. O Festival já faz parte do nosso calendário", afirmou Fioreze.

Para o governador Tarso Genro, o Festival de Gastronomia RS possui caráter universal e transversal, com grande parte das secretarias e órgãos do governo. Na opinião do governador, o evento mostra a cultura, o turismo e o desenvolvimento do RS. "Com o festival, estamos resgatando a nossa memória histórica, promovendo relações sociais e econômicas e incentivando a nossa base produtiva", disse Tarso.

Na oportunidade, foi assinado o Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para a execução de projeto de pesquisa em gastronomia regional no Estado.

O ato de lançamento foi encerrado com show do Rock de Galpão, com a participação de Hique Gomez.

Sobre

O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional.

Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos. O Festival aproximará chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais, evidenciando o processo de transformação dos insumos até a elaboração dos pratos que chegam à mesa dos consumidores.


topo