Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Notificação extrajudicial emitida pelo CFN extingue rotulagem inadequada de produtos da Kibon


Data de Publicação: 14 de agosto de 2023


notificacao-extrajudicial-emitida-pelo-cfn-extingue-rotulagem-inadequada-de-produtos-da-kibon

A notificação extrajudicial emitida pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) à empresa Unilever, detentora da marca Kibon, resultará na exclusão do selo “Desenvolvido com nutricionistas. Feito para crianças” dos rótulos de seus produtos.

Em 8 de setembro de 2022, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou formalmente ao CFN uma denúncia, solicitando parecer da instituição sobre a prática de mercado que usa a categoria profissional de nutricionistas em rótulos e publicidade de alimentos ultraprocessados para crianças.

O CFN se manifestou desfavorável ao uso da categoria “nutricionistas” nos rótulos e publicidade de alimentos ultraprocessados com excesso de ingredientes críticos, como açúcares livres, gorduras saturadas e gorduras totais destinados a crianças.

Dessa forma, o Conselho Federal de Nutricionistas notificou extrajudicialmente a Kibon, requerendo o cumprimento dos seguintes termos:
– Que retire do mercado e de qualquer meio de publicização, tais como sites e redes sociais, a partir da cientificação pelo CFN, os produtos da “linha infantil/kids” Kibon® (Frutilly, Minions, Picolé Nickelodeon Slime, Twister) que contenham no rótulo o termo “nutricionista(s)”, atrelado; a este(s);
– Que não mais inclua em seus rótulos o termo nutricionista(s);

CFN promove reunião com a Unilever

Nesta sexta-feira (21), a diretoria do CFN recebeu a Unilever em reunião, na sede da instituição, em Brasília. O encontro foi um pedido da empresa Unilever, com a intenção de apresentar um pouco dos processos de produção e rotulagem de seus produtos, além de manifestar consenso com a sinalização do Conselho sobre a adequação da rotulagem, às normas vigentes. Estiveram presentes na reunião a vice-presidente do CFN, Kátia Regina Guimarães, a diretora secretária do CFN, Manuela Dolinsky, a coordenadora da Unidade Técnica, Caroline Romeiro e as representantes da Unilever, a nutricionista Fernanda de O. Martins e a química industrial, Juliana Marra.


topo