Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Festas juninas: como aproveitar com saúde e sem culpa


Data de Publicação: 20 de junho de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fotos: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fonte: Tamara Chazan (CRN-2 12634)


festas-juninas-como-aproveitar-com-saude-e-sem-culpa

Com a chegada de junho, fica quase impossível não pensar nos pratos típicos das festas juninas: bolo de milho, pinhão, pé de moleque e pipoca estão entre as guloseimas mais populares do período. Além disso, as baixas temperaturas dessa época dão ainda mais vontade de comer. Isso acontece porque, no frio, nosso corpo tenta regular a temperatura corporal gastando mais calorias e, consequentemente, gerando mais fome.

Mas será que é possível aproveitar as delícias do período de São João sem peso na consciência e de forma saudável? A resposta é sim! Tamara Chazan*, nutricionista (CRN-2 12634) pós-graduada em Comportamento Alimentar, dá dicas de como participar dos festejos juninos sem culpa.

Como fazer escolhas saudáveis nas festas juninas?

Os momentos de festa são para curtir e aproveitar. Eu costumo dizer que a preocupação deve ser no dia a dia, e não nas festas. Eu sugiro que, nas festas, as pessoas deem preferência aos alimentos que elas gostam mais, e não que comam tudo só por comer, só porque há disponibilidade. 

Quais os pratos típicos juninos são as melhores opções?

Quanto menos processado um alimento, melhor será a escolha, sempre. Por exemplo, o milho cozido vai ser melhor do que cachorro quente. Mas, repito, as pessoas devem preocupar-se mais com a alimentação do dia a dia, e não com o que vão comer em uma festa. 

Existe o risco ser tão restritivo e acabar fazendo justamente o contrário, ou seja, ficar tão preocupado em ganhar peso e acabar exagerando?

Com certeza. É importante que a pessoa saiba o que ela mais gosta de comer e o que é importante para ela. Por exemplo, se eu gosto de paçoca e não faço questão de cachorro quente, preciso considerar isso na hora de comer. A privação extrema pode levar ao exagero: me privo, me privo e me privo da paçoca e acabo exagerando no quentão… são coisas que podem acontecer. Não são as festas juninas que irão prejudicar a sua dieta e ser responsáveis pelo seu ganho de peso: a perda ou manutenção do peso são resultado de uma alimentação saudável (e prática de atividade física), que devem ser constantes.

E nos casos de quem tem algum tipo de intolerância alimentar ou condição de saúde específica (ex.: diabéticos), como se alimentar com saúde, mas sem perder o espírito junino? 

Pessoas com restrições alimentares devem estar atentas ao que podem e não podem comer. Dependendo do caso, pode ser combinado, antes da festa, que haja opções inclusivas nos cardápios. Além disso, é importante frisar que a comida é, sem dúvida, uma das protagonistas das festas juninas, porém, não é a única. As festas têm as pessoas, as músicas, as brincadeiras ... colocar o foco nas outras atrações é bom não apenas para quem tem restrições alimentares, mas todo mundo que esteja preocupado com a alimentação nesse momento festivo. 

Caso a pessoa acabe "se passando" nas festas, qual a dica pra recuperar a dieta sem se sentir culpado?

Não dá pra mudar o que já aconteceu, é vida que segue. No dia seguinte, sem culpa, voltar a praticar exercícios, se hidratar, seguir a alimentação normal, sem restrições malucas. O ideal é manter sempre um comportamento saudável em relação à alimentação: comer devagar, mastigar melhor, respeitar os sinais de fome e de saciedade. Tudo isso ajuda no controle dos excessos nesse período.

Receitas "fit" valem a pena no momento de festa ou é preferível comer o tradicional, mas com moderação? Como encontrar o equilíbrio?

O tradicional, muitas vezes, tem uma composição nutricional mais interessante que o fit, então: tradicional, com certezaPodemos encontrar o equilíbrio comendo devagar, saboreando os alimentos, sem comer rápido demais, uma coisa atrás da outra. Precisamos entender as repetições, nos perguntarmos: “por que estou comendo de novo? Eu realmente quero ou estou comendo só porque está na minha frente?”.  Com o cuidado certo, sem exageros, conhecendo nossas preferências, é possível se divertir e comer bem nas festas juninas, sem exageros nem culpas!

Dicas extras!

  • Beba bastante água: hidratação é fundamental sempre, principalmente em dias de festa.
  • Participe das brincadeiras e dance bastante: são maneiras de se movimentar e se divertir ao mesmo tempo!
  • Faça substituições inteligentes: além de preferir sempre alimentos in natura ou minimamente processados, opte por opções com menos açúcar, evite frituras e controle a adição de sal.

As festas juninas são uma excelente oportunidade de celebrar a cultura popular e a diversidade de alimentos que temos no Brasil. Aproveite!

* Tamara Chazan é nutricionista (CRN-2 12634) pós-graduada em Comportamento Alimentar pelo IPGS e mestra em Psicologia pela PUCRS. É professora de pós-graduação no Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar de Curitiba e já atuou como professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS), IERGS. É colaboradora do Departamento de Transtornos Alimentares do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, e do CAPSi do HCPA, no programa de Transtornos Alimentares para adolescentes.


topo