Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Prorrogado prazo para Prêmio Gestor da Merenda Escolar


Data de Publicação: 21 de maio de 2013
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Redenutri


As inscrições vão até dia 7 de junho. Neste ano, são 26 categorias de premiação, contemplando prefeituras de todas as regiões do Brasil.

Edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

 

A organização da sociedade civil de interesse público Ação Fome Zero (AFZ) prorrogou o prazo das inscrições na 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Desde 2004, o Prêmio busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo governo federal há quase sessenta anos.

O Prêmio é uma atividade do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, cujo objetivo é desenvolver ações para garantir que os recursos públicos destinados à alimentação escolar sejam efetivamente gastos em alimentação de qualidade, em quantidade e regularidade adequadas, para todos os alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino.

Em nove edições do Prêmio, a AFZ recebeu mais de 2.800 inscrições de prefeituras de todo o Brasil e já premiou 118 municípios localizados nas cinco regiões brasileiras. O processo de premiação é regionalizado e envolve diversas etapas, tais como: avaliação do formulário de inscrição e de toda a documentação enviada, análise do cardápio oferecido aos alunos, visitas técnicas aos municípios mais bem avaliados e definição dos premiados por uma Comissão Julgadora formada por profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a questão da alimentação escolar.

Ao longo de todo esse processo, um conjunto interligado de critérios é levado em consideração, tais como: qualidade dos cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização profissional das merendeiras, valorização da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, aquisição de gêneros alimentícios orgânicos e da sociobiodiversidade, atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), desenvolvimento de projetos e ações, entre outros.

Neste ano, serão cinco categorias de premiação por região do País: Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional, Valorização Profissional das Merendeiras, Valorização da Agricultura Familiar e/ou do Empreendedor Familiar Rural, Participação Social, Merenda Indígena e/ou Quilombola. Todos os inscritos também poderão concorrer na categoria Merenda com Produtos Orgânicos e/ou da Sociobiodiversidade.

Ao se inscreverem no Prêmio, as prefeituras demonstram seu compromisso com a execução do PNAE e contribuem para que AFZ possa traçar um panorama da alimentação escolar no Brasil. Todas as prefeituras inscritas recebem um Certificado de Participação, um exemplar do Boletim de Desempenho, publicação com os resultados gerais da premiação, e um Boletim de Desempenho Individualizado, no qual o município pode analisar qual foi seu desempenho no Prêmio na perspectiva da região onde está localizado e do País. Além disso, os projetos desenvolvidos pelas prefeituras podem ser publicados no Observatório, banco de dados e de experiências que fica hospedado do portal da AFZ, fazendo parte de um acervo de exemplos que podem ser consultados por todos os municípios e por outros países que copiam o programa de alimentação escolar brasileiro.

As prefeituras premiadas são homenageadas durante uma cerimônia que acontece no final do ano em Brasília (DF) com a presença de Ministros de Estado, autoridades públicas e empresários de grande notoriedade nacional.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal www.acaofomezero.org.br até o dia 7 de junho de 2013.

 

Serviço

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar – 10ª Edição – 2013

Inscrições pelo portal www.acaofomezero.org.br de 4 de março a 7 de junho de 2013

Realização: Ação Fome Zero

Contatos: (11)3569-6016 | [email protected]


topo