Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Dia Mundial do Veganismo: Entenda os Benefícios da Alimentação Vegana para a Saúde e o Meio Ambiente


Data de Publicação: 31 de outubro de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fotos: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fonte: Cristiane Parizotti (CRN-2 11584D


dia-mundial-do-veganismo-entenda-os-beneficios-da-alimentacao-vegana-para-a-saude-e-o-meio-ambiente

No dia 1º de novembro, celebramos o Dia Mundial do Veganismo – uma oportunidade para refletir sobre os benefícios de uma alimentação vegana para a saúde. A nutricionista Cristiane Parizotti (CRN-2 11584D) conta um pouco dos inúmeros benefícios que um estilo de vida vegano pode proporcionar. 

O veganismo vai além das escolhas alimentares: pessoas veganas excluem todos os alimentos de origem animal, como carnes, ovos, laticínios e mel, mas também evitam produtos que envolvam exploração animal em sua produção. Isso inclui roupas de couro e lã, produtos de origem animal ou testados em animais e marcas que patrocinam eventos como vaquejadas e rodeios. O veganismo, portanto, é um estilo de vida que visa eliminar todas as formas de exploração e sofrimento animal, sempre que possível e praticável. É mais que uma forma de alimentação; é um compromisso ético.

Além do aspecto ético, o veganismo também traz benefícios significativos para o planeta. A pecuária é uma das atividades humanas que mais impacta o meio ambiente, sendo uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa e um grande consumidor de água e terras agrícolas. Uma dieta vegana reduz a demanda por produtos de origem animal, diminuindo o desmatamento, a degradação dos solos e a poluição de águas. Assim, optar pelo veganismo pode contribuir para um modelo de consumo mais sustentável e ajuda a preservar os recursos naturais.

Apesar de seu caráter abrangente, o veganismo, quando baseado em alimentos in natura e minimamente processados, pode oferecer inúmeros benefícios à saúde. Entre os principais estão a melhora da saúde cardiovascular, o controle da pressão arterial, do peso corporal e dos níveis de colesterol LDL, o funcionamento intestinal aprimorado e a prevenção de alguns tipos de câncer, como o câncer de intestino.

Mas, afinal, o que faz dessa escolha algo tão benéfico? Uma dieta que exclui alimentos de origem animal e se baseia em frutas, leguminosas, verduras, grãos integrais, oleaginosas e sementes oferece uma ampla variedade de nutrientes essenciais e componentes valiosos para a saúde. Entre eles, destacam-se a ingestão adequada de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios.

Entretanto, apesar dos benefícios da alimentação vegana, é importante prestar atenção a alguns aspectos para garantir uma nutrição completa:

    •    Vitamina B12: Como essa vitamina não é encontrada em alimentos vegetais, é fundamental incluir alimentos fortificados ou considerar uma suplementação orientada por um profissional.

    •    Proteínas completas: Garantir a ingestão de todos os aminoácidos essenciais é importante. Combinações como arroz com feijão ou batata com lentilha são interessantes, pois os cereais e amiláceos complementam os aminoácidos das leguminosas, formando uma proteína completa.

    •    Ferro: Consuma diariamente leguminosas como ervilha, feijões, grão-de-bico, lentilha, soja e tremoço. Adicionar uma fonte de vitamina C à refeição, como bergamota, goiaba, laranja ou mamão, potencializa a absorção do ferro.

    •    Cálcio: Inclua vegetais verde-escuros (como brócolis, couve e espinafre), gergelim, soja e derivados, como o tofu, e leites vegetais enriquecidos com cálcio.

    •    Ácidos graxos ômega-3: Invista em fontes vegetais, como sementes ou óleos de linhaça, chia e nozes.

Seja pela saúde ou por um estilo de vida mais sustentável, o veganismo traz benefícios tanto para o indivíduo quanto para o planeta. Uma dieta vegana bem planejada pode suprir todas as necessidades nutricionais e promover uma vida saudável. Para manter o equilíbrio nutricional, busque o acompanhamento de um nutricionista, o profissional qualificado para orientar suas escolhas.

Sobre a autora: Cristiane Parizotti (CRN2 11584D), é nutricionista formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), especializada em fisiologia do exercício (UFRGS), certificação internacional em nutrição esportiva (American College of Sports Medicine)


topo