Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Conheça alguns alimentos que aliviam a retenção de líquidos


Data de Publicação: 21 de fevereiro de 2025
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fotos: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fonte: Maiga Reck (CRN2 - 17063)


conheca-alguns-alimentos-que-aliviam-a-retencao-de-liquidos

A retenção de líquidos é um problema comum que pode causar desconforto e inchaço, Mas sabia que a alimentação pode ser sua aliada nessa luta? Em conversa com a nutricionista Maiga Reck* (CRN2 - 17063), compreendemos como é importante consumir os alimentos certos para combater esse desconforto de forma eficaz. Uma alimentação balanceada, aliada ao consumo de líquidos, pode transformar seu bem-estar! Cuide do seu corpo de dentro para fora!

A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de líquido nos tecidos. Inúmeras causas podem estar envolvidas, onde a mais comum está relacionada com uma alimentação desequilibrada, envolvendo alimentos ricos em gorduras e açúcares, excesso de alimentos industrializados como enlatados, embutidos, bebidas artificiais açucaradas, fast food. Importante ressaltar o sal e o álcool.

Por que o álcool e o sal causam a retenção de líquido? O sódio, encontrado principalmente no sal de mesa, quando absorvido pelas células do corpo, tem a capacidade de carregar a água, e quando consumido em excesso provoca retenção de líquido. Já o álcool induz a desidratação do corpo, provocando a retenção.  

Para garantir o bom funcionamento do organismo é importante uma alimentação adequada, saudável e balanceada, aliada a prática da atividade física e a hidratação principalmente nas altas temperaturas dos dias de verão. O corpo hidratado colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.

Invista em uma alimentação voltada na escolha de combinações antioxidantes fornecendo nutrientes diferenciados para o corpo. Priorizar uma alimentação colorida, gorduras de boa qualidade, aumento da hidratação. A ingestão adequada de frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas contribui para combater a retenção de líquidos, pois esses alimentos contêm substâncias antioxidantes. Frutas como a melancia, o melão e o abacaxi possuem alto teor de água, ação diurética, o que ajuda a eliminar toxinas.

  • Invista em temperos naturais, principalmente os frescos, preservam suas propriedades nutricionais, como vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos bioativos com possíveis propriedades terapêuticas.
  • Curcumina, por exemplo, presente no açafrão-da-terra (ou cúrcuma), conhecida pelos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
  • Ervas e especiarias possuem compostos bioativos potencialmente benéficos.  

Como reduzir o inchaço?

  • O alecrim, por exemplo, possui potencial diurético e auxilia na redução do inchaço. 
  • Canela, hortelã e menta são exemplos de ervas e especiarias cujos compostos bioativos podem auxiliar.
  • Chás são bem-vindos e auxiliam na hidratação. Sugestão chá de hibisco.

Invista nas cores para escolher os alimentos antioxidantes.

Laranja: Ricos em vitamina C e betacaroteno: Mamão, laranja, manga, damasco, milho, pimentão amarelo, moranga, maracujá.

Roxo: Antioxidantes Fitoquímicos: Repolho roxo, cebola roxa, batata roxa, beterraba, beringela, mirtilo, framboesas, uva.

Verdes: Abacate, kiwi, limão, brócolis, ervilhas, couve, pimentão, uva verde, folhas verdes

Vermelhos: Ricos em fitoquímicos como licopeno: tomate, goiaba, maçã, pimentão vermelho, morango, acerola, romã, pimenta.

Brancos: Alho, alho poró, banana, cebola, alho, graviola, pitaya, água de coco.  

*A nutricionista Maiga Reck (CRN-2 17063) é especialista em alimentos Funcionais e Nutracêuticos. Pós-graduanda em Nutrição Oncológica.


topo