Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Alimentos que auxiliam a manter uma pele saudável


Data de Publicação: 6 de março de 2025
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fotos: Assessoria de Comunicação CRN-2
Fonte: Rochele da Silva Boneti (CRN-2 7387)


alimentos-que-auxiliam-a-manter-uma-pele-saudavel

A nutrição tem uma relação direta com a saúde da pele, pois a pele é um órgão que precisa de nutrientes para se manter saudável e funcionar corretamente. Conversamos com a nutricionista Rochele da Silva Boneti (CRN-2 7387)* sobre as melhores escolhas alimentares para manter a saúde da pele sempre em dia!

A pele é o maior órgão do corpo humano, representando 15% do seu peso total, e serve como barreira primária entre o organismo e o meio ambiente, além de desempenhar outras funções, tais como:

  • termorregulação;
  • proteção contra agressores físicos, químicos e biológicos;
  • redução da perda de água;
  • produção da vitamina D;
  • sensibilidade;
  • percepção espacial e
  • secreção de feromônios.

A nutrição tem uma relação direta com a saúde da pele, pois a pele é um órgão que precisa de nutrientes para se manter saudável e funcionar corretamente. A alimentação pode afetar a aparência da pele, sua capacidade de se recuperar de danos e sua resistência a doenças e infecções, portanto uma dieta equilibrada e saudável, rica em nutrientes como vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes, pode ajudar a melhorar a aparência da pele, reduzir os sinais de envelhecimento e prevenir problemas de pele como acne, rosácea e dermatite. Por outro lado, uma dieta pobre em nutrientes pode afetar a saúde da pele, tornando-a mais seca, sensível e propensa a infecções.

A alimentação tem a capacidade de proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, que estão envolvidos no processo de envelhecimento. Eles provocam dano celular, que seria acumulado durante a vida, resultando em aceleração de disfunções.

Assim como alguns alimentos, hábito de fumar e poluição ambiental tem a capacidade de acelerar a ação destes radicais livres promovendo a degeneração do colágeno, como aqueles de origem animal, ricos em gorduras e açúcares, bem como algumas formas de preparar os alimentos como grelhar, fritar, assar e cozinhar por longo período de tempo, favorecem a formação destes radicais livres.

Alimentos que ajudam no combate a formação de radicais livres: Cenoura, abóbora, espinafre, couve, beterraba, laranja, kiwi, mamão, entre outros, são ricos em vitaminas, antioxidantes e flavonoides

Alimentos que ajudam a manter a pele hidratada e saudável, contribuem para redução da inflamação na pele e são boas fontes de vitamina E, com ação antioxidante:

  • Nozes e sementes (castanhas, amêndoas, sementes de linhaça, de chia, de abóbora e outras são ricas em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
  • Chá verde (fonte de antioxidantes e polifenóis, que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres e a reduzir a inflamação);
  • Água (importante para manter a pele hidratada e saudável);
  • Alimentos ricos emcolágeno (caldo de osso e carne, por exemplo).

Além da alimentação, a nutrição estética também pode envolver o uso de suplementos nutricionais, como vitaminas, minerais, antioxidantes e colágeno, que ajudam a complementar a dieta e a suprir possíveis deficiências nutricionais, constituindo-se em uma forte aliada para a potencialização de tratamentos dermatológicos ou estéticos. Mas não esqueça: cada corpo reage de uma forma a determinados tratamentos, portanto, o ideal é sempre buscar a orientação de um nutricionista para entender o que funciona melhor para você

A importância da adoção de uma abordagem integrativa para o cuidado da pele, incluindo hábitos saudáveis de alimentação, proteção solar adequada e cuidados gerais de saúde são os principais aliados associados a uma pele saudável.

 *Rochele da Silva Boneti (CRN-2 7387) é nutricionista graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Metodista IPA (2005). Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora/ coordenadora do curso de nutrição da Faculdade FADERGS, POA/RS.


topo