Concurso público: entidades farão levantamento de vagas em aberto no funcionalismo estadual
Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2021
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Sintergs
O concurso público anunciado pelo governador Eduardo Leite foi tema de nova reunião, nesta quarta-feira (3/2), entre o Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (SINTERGS) e representantes da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM -RS. Também participaram, presencialmente e on-line, integrantes dos Conselhos Regionais de Nutricionistas, Psicologia, Farmácia, Química, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Enfermagem, Administração e Estatística e da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan).
Na reunião, ficou decidido que o Sintergs irá elaborar um documento a ser encaminhado ao governador, após aprovação das entidades acima citadas. Em paralelo, o Sintergs e os Conselhos farão um levantamento de vagas em aberto para servir de subsídio à solicitação.
O diretor de Comunicação do Sintergs, Valdir Fiorentin, relatou que o sindicato entrou com pedido de informações via Portal da Transparência sobre a disponibilidade de vagas nos quadros de Analistas de Projetos e Políticas Públicas e de Especialistas em Saúde. "Ainda não há edital, por isso vamos nos antecipar e fazer um levantamento técnico para abrirmos um debate junto ao governo”, explica Fiorentin.
A presidente do CRN-2, Ivete Barbisan, reforçou a importância da participação de cada Conselho no levantamento das vagas. A dirigente exemplifica que hoje, na Secretaria de Educação do RS, há apenas duas nutricionistas para coordenar a Alimentação Escolar em todo o Estado.
"Nossa estratégia é contemplar o maior número de profissões para repor ao menos parte dos colegas que se aposentaram ou se exoneraram”, reforça Fiorentin. A reunião ocorreu na sede do sindicato. Este é o segundo encontro entre representantes de conselhos e do Sintergs. A primeira ocorreu no dia 21 de janeiro, por iniciativa do CRN-2.
Representaram o CRN-2, além da presidente, as conselheiras diretoras: a tesoureira Rosângela Lengler e a secretária Ivete Dornelles.