CRN-2 reforça importância do nutricionista e do TND nas secretarias municipais do RS
Data de Publicação: 29 de janeiro de 2021
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
O CRN-2 encaminhou, em janeiro/2021, ofício a todos os prefeitos do Rio Grande do Sul com informações que visam contribuir na condução de políticas públicas de alimentação e nutrição. O documento reforça a importância da atuação, junto às Secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e para o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHAA) a todos os cidadãos.
O CRN-2 destaca que o nutricionista, na Secretaria de Educação, tem um papel fundamental na implementação do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), o qual tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos.
Junto à Secretaria de Saúde, o nutricionista é um profissional estratégico na Atenção Primária, atuando na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como cânceres, diabetes, entre outras.
O documento salienta que, na Secretaria de Assistência Social, os profissionais promovem o DHANA junto aos bancos de alimentos, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e outros, assim como acompanham as compras institucionais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fundamental para promoção da agricultura/economia locais.
O objetivo do Conselho é mostrar aos prefeitos que assumiram em 2021, a necessidade destes profissionais como importantes pilares para auxiliar a gestão municipal a planejar e desenvolver ações de promoção da alimentação saudável.
Exibindo 1-1 de 1 item.